Mano Menezes projeta o Cruzeiro na liderança da Copa Libertadores para evitar os brasileiros Fonte: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A.Press

O técnico Mano Menezes poupou os titulares do Cruzeiro na derrota para o Atlético (1 a 0), no sábado, no Independência, para tê-los inteiros no jogo contra o Racing, nesta terça-feira, último compromisso da fase de grupos da Copa Libertadores. Se vencer o time argentino, a Raposa terminará na liderança da chave 5 e terá a vantagem de decidir em casa nas oitavas de final. Além disso, se avançar no primeiro posto, o clube celeste poderá sair do caminho dos brasileiros, como espera Mano.

Em entrevista coletiva nesse domingo, na Toca da Raposa II, Mano Menezes disse preferir que o Cruzeiro enfrente um clube estrangeiro nas oitavas de final da Copa Libertadores ao duelar com uma equipe nacional. Para isso, ele quer avançar em primeiro da chave.

Continua após a publicidade

“Julgamos que sim (que a primeira posição do Cruzeiro é fundamental). Se olharmos para os grupos, as colocações, a pontuação na tabela, nós podemos vislumbrar aquilo que será as oitavas de final da Copa Libertadores. Provavelmente só um clube brasileiro que não passou (Vasco), todos os outros confirmaram e a maioria está em primeiro lugar dos grupos. Se a gente não quer cruzar com brasileiro nas oitavas, que sempre é ruim, por mais difícil que seja jogar com grandes equipes sul-americanos, mas cruzamento no país é sempre pior. É importante a força máxima na terça-feira para consolidar o primeiro lugar do grupo”, afirmou Mano Menezes.

Uma vitória simples garante ao Cruzeiro a liderança do Grupo 5. A Raposa tem 8 pontos, ao passo que o Racing lidera com 11. Um triunfo celeste igualará em pontos os times brasileiro e argentino na tabela. A Raposa ficará à frente pelo saldo de gols, que já é maior (9 x 7).

Contudo, mesmo se ficar na ponta, o Cruzeiro pode enfrentar um time brasileiro. Dos clubes do país, apenas o Vasco ficará fora das oitavas de final, já que a Raposa está virtualmente classificada, podendo ser eliminada apenas se for goleada pelo Racing e se a Universidad de Chile também golear o Vasco.

Quatro brasileiros lideram as suas respectivas chaves: Palmeiras, Santos, Corinthians e Grêmio. O ‘Porco’ é o único já garantindo na primeira posição. Na última rodada, os outros três times do país devem confirmar a liderança da chave: Tricolor Gaúcho enfrenta o já eliminado Defensor em Porto Alegre, o Santos  recebe o lanterna Real Garcilaso e o Corinthians duela com o Millonarios, em São Paulo. O outro brasileiro é o Flamengo, que já está classificado e enfrenta o River Plate na última rodada, em Buenos Aires. Uma vitória garante o clube carioca na primeira colocação. Empate e vitória do River deixam o clube argentino na primeira posição.

O duelo das oitavas de final será decidido por sorteio. Os primeiros colocados ficarão em um pote e os segundos em outro pote. Qualquer equipe que ficar em primeiro pode duelar com qualquer time que avançou no segundo posto.

Superesportes


Comments are closed.