A greve dos caminhoneiros chega ao quinto dia e gera desabastecimento nos postos de combustível e também nas prateleiras dos supermercados brasileiros.

Em épocas de crise econômica, greves gerais e escassez, ter alimentos e outros produtos armazenados em casa pode ser vital.

Estocagem básica: muita água

Continua após a publicidade

Para a estocagem básica, pessoas devem buscar por água, que pode ser armazenada em garrafas pets e galões de litragens maiores. Para não correr risco de contaminação, basta colocar uma pequena colher de cloro para cada 2 litros de água.

Dicas para tratar água

A troca de água armazenada pode ser feita de seis em seis meses, ou até mesmo um ano. Caso a pessoa não tiver certeza se a água está boa para o consumo, basta colocar uma pequena colher de cloro ou fervê-la.

Estocar sal é importante

O sal é fundamental para estocagem alimentícia, porque é algo de uso diário.

Grãos são fáceis e imprescindíveis

Os grãos também são de extrema importância. O feijão e arroz são ricos em nutrientes, fontes de vitaminas do complexo B, proteína e minerais, como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre. Durante as épocas de escassez, elas atendem em grande parte das necessidades nutricionais.

Trigo e farinha de milho

Em relação aos cereais, são ingredientes importantes para a produção de pães, massas, bebidas, biscoitos, etc. Aveia, soja, farinha de trigo integral, farinha de milho, e outros são ingredientes essenciais para o estoque. Caso sejam difíceis de adquirir, outros alimentos são recomendados, como massas, farinha de trigo, e outros.

Óleos enlatados

Os óleos permitem a preparação de outros alimentos, portanto, é aconselhável estocar óleos enlatados, e por conterem data de validade mais estendida.

Leites em caixa e em pó

O leite é o alimento de primeira necessidade, principalmente para famílias que possuem crianças. Para duração maior, é aconselhável a compra de leites em caixa, ou até mesmo leite em pó.

Medicamentos e primeiros socorros

Para uso pessoal, e em casos de uso de medicamentos e primeiros socorros, é aconselhável adquirir termômetro, tesoura, algodão, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, rémedios para náuseas e vômitos.

*Sob supervisão de Cândido Henrique Silva


Comments are closed.