A crise de abastecimento de combustíveis, causada pela recente greve dos caminhoneiros, gerou um corrida aos postos de todo o país e fez muitos motoristas enfrentarem longas filas. Mas saiba que existem muitas maneiras de conseguir economizar a gasolina ou o etanol que está dentro do seu carro.

O mecânico Anderson Silva dá algumas dicas de economia de combustível. A primeira delas é que dentro da cidade, o ideal é andar com os vidros abertos e deixar o ar condicionado desligado, enquanto na estrada, os vidros precisam ficar fechados. E a calibragem dos pneus também é um fator importante.

Continua após a publicidade

“A calibragem do pneu é muito importante. Quanto melhor a calibragem estiver, quanto mais inflado estiver o pneu, mais ele vai ter facilidade pra rodar. O pneu estando com a calibragem baixa vai aderir mais ao solo, e com isso, vai gerar um consumo maior de combustível”, disse.

Mas no fundo, o mais importante para economizar combustível é manter a manutenção do veículo em dia e realizar a troca de peças importantes. Silva ressalta que esses fatores são importantes justamente por conta da qualidade da gasolina que é vendida no país.

“O combustível brasileiro, infelizmente, ele ainda não é um combustível 100% confiável. O período de troca (do filtro de combustível), na maioria dos veículos flex, é de 10 mil km. Isso pode ser feito de 10 em 10 ou de sete em sete (meses), acompanhada da troca de óleo”, afirmou.

Informações: Anderson Magrão


Comments are closed.