As Escolas Estaduais Doutor Duarte Pimentel de Ulhôa (Uberlândia), Farnese Maciel (Presidente Olegário) e Doutor Afonso Pena Junior (Sacramento) estão sendo beneficiadas pelo Programa Energia Inteligente da Cemig com o projeto de modernização do sistema de iluminação nas escolas.

O trabalho consiste na substituição de lâmpadas ineficientes por outras com tecnologia LED e vai beneficiar diretamente milhares de alunos e professores da rede pública estadual de ensino em Minas Gerais, além de criar a oportunidade de reverter investimentos para outras áreas prioritárias das instituições. Esse projeto recebe investimento total de R$ 3,8 milhões para substituir cerca de 37 mil lâmpadas e 17 mil luminárias, em 169 escolas do estado. O recurso destinado para cada instituição é de aproximadamente R$ 24 mil. Escolas de 10 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (veja abaixo) já foram atendidas pelo programa.

A professora Gisele Lima, da Escola Estadual Doutor Duarte Pimentel de Ulhôa, situada em Uberlândia, está à frente da direção da escola há 2 anos e relata que, no ano passado, foram trocadas algumas lâmpadas da escola com recurso próprio, porém, foi insuficiente e o problema de falta de iluminação ainda permanecia. “As salas de aulas e as dependências da escola eram mal iluminadas, contendo várias lâmpadas queimadas. Essa era a principal reclamação dos professores, pois dificultava o andamento das aulas. Ficamos muito satisfeitos de sermos agraciados com a reposição e troca de todas as lâmpadas da escola. Acredito que isso contribuirá com a melhoria do ensino e aprendizagem de nossos alunos, sem falar na diminuição do gasto de energia elétrica. Agradeço a Cemig em nome da escola por nos incluir neste projeto”, diz com satisfação.

Continua após a publicidade

A iniciativa pretende disseminar uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade, como garante Neander Geraldo Resende Lima, analista de comercialização da Cemig. “A instalação de sistemas de iluminação com tecnologia LED visa postergar a necessidade de investimentos no sistema elétrico, além de disseminar os benefícios da eficiência energética junto aos públicos envolvidos (profissionais da escola, alunos, poder público, comunidade, entre outros), influenciando positivamente na mudança dos hábitos de consumo”.

Para participar do projeto de modernização do sistema de iluminação nas escolas, realizada pelo Programa Energia Inteligente da Cemig, o pretendente deverá fazer a solicitação diretamente à Secretaria de Estado de Governo (Segov), que fará a análise, visando ao atendimento pretendido. O Programa Energia Inteligente da Cemig já se estendeu a cerca de 600 municípios mineiros.


Comments are closed.