Palestra na escola Aurelisa Alcântara de Souza

A Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais está promovendo durante toda esta semana uma série de palestras em Ituiutaba, Capinópolis, Ipiaçu e Cachoeira Dourada (MG), visando comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Em Capinópolis a palestra foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 04, pela equipe da Polícia Ambiental, comandada pelo Sargento Eduardo Venâncio, direcionada aos alunos do 5º ano das escolas municipais ‘Aurelisa Alcântara de Souza’, ‘Higino Guerra’ e ‘Presidente Tancredo de Almeida Neves’, abordando o meio ambiente.

“Antigamente era comum todo menino ter um estilingue e passar horas e horas caçando, mas hoje em dia, essa realidade está mudando, e as crianças preferem os jogos eletrônicos e smartphones a caçar. Essa palestra tem justamente esse objetivo, que é demonstrar às crianças a importância de se preservar o meio ambiente, onde elas são agentes nessa proteção, e mais, serão os adultos que vão comandar o futuro da vida humana na Terra. O que eles aprenderem aqui hoje vão levar para o resto da vida”, disse o Sargento Eduardo.
“Nossa participação nesse evento é muito importante. O trabalho da Polícia Ambiental, se disponibilizando a estar aqui falando às crianças é fundamental, de forma que poderemos, inclusive, promover novos eventos com a presença deles. Nossos alunos, com certeza, vão levar muito conhecimento adquirido aqui hoje”, disse a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte.

Continua após a publicidade

Também parceiro da realização do evento, o Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e de Cachoeira Dourada, solidariza-se com a Polícia Ambiental.

“Esse trabalho que está sendo desenvolvido hoje e na sexta-feira será  em Cachoeira Dourada é muito importante, pois vai levar noções ambientais saudáveis para os estudantes da rede municipal de ensino”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, Wesley Barbosa.

Sargento Eduardo Venâncio, da Polícia Ambiental, fala sobre a Semana do Meio Ambiente

O Sargento Eduardo Venâncio, comandante do Terceiro Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba (foto), esteve em Capinópolis, juntamente a uma equipe ministrando a palestra aos estudantes da rede municipal de ensino sobre o meio ambiente, visto que ontem, dia 05 de junho, foi o dia Nacional do Meio Ambiente.

Logo após a palestra ele falou a nossa reportagem sobre a palestra:

“Na verdade essa é a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é dia 5 de junho – disse –  e durante essa semana a gente vai comemorar os cinco dias. A gente começou aqui no Sindicato Rural de Capinópolis, com o apoio da presidência do Sindicato, da Secretária de Educação do Município, então a gente trouxe cerca de 80 alunos aqui para dentro do Sindicato, no Centro de Convenções e estamos demonstrando as ações que a Polícia Militar de Meio Ambiente desenvolve, mostrando um stand com animais taxidermizados, que são conhecidos popularmente como animais empalhados, para o pessoal conhecer realmente, tem um lobo guará ali que muitas pessoas nunca nem viram na vida livre, então a gente está trazendo, explicando os motivos que os animais estão ali, explicando a questão do meio ambiente, mostrando alguns vídeos, fotos, tentando plantar a sementinha realmente nessas crianças. Essa é a atividade aqui hoje em Capinópolis, mas ela vai se estender durante toda a semana, se encerrando na cidade de Cachoeira Dourada (MG)”.

Sargento Venâncio / foto: Arquivo pessoal

Nossas aulas iniciais a gente traz para crianças, porque aqui não é só para vir divertir e sair da sala de aula, aqui é vir para realmente aprender alguma coisa e entender o sentido de como é que funciona o contexto em que elas vivem, então muitas crianças aqui são oriundas da zona rural, então a gente explica para ela por que é que tem aquele animal na zona rural, por exemplo, tem a cobra, que come o rato, se você ficar matando todas as cobras vai dar uma super população de ratos, então a gente sempre tenta explicar essa dinâmica para a criança. E dos centros urbanos, as crianças que vivem nas cidades, da mesma forma, não é normal, por exemplo, você achar um animal silvestre na cidade e a gente está sempre encontrando. Por que estamos encontrando? Então a gente tem que explicar para a criança: – Oh, se a gente desmata a zona rural, se a gente acaba com o abrigo e o alimento deles eles vão migrar para dentro da cidade, para onde a gente vive. Então é isso que a gente tenta trazer, a Polícia Militar nessa semana intensifica, porque isso aí já é um trabalho que é feito o ano inteiro, diuturnamente têm equipes específicas de programa de educação ambiental no Estado de Minas Gerais, a Polícia de Meio Ambiente, mas a gente nessas datas comemorativas a gente enfatiza mais, a gente dá o plus a mais para tentar despertar realmente nessas crianças a importância do meio ambiente, que é pra gente que está aqui hoje e para elas, futuro da nossa geração’, disse o sargento.


Comments are closed.