Uma trilha para caminhar por sobre nascentes e lagos, em meio às árvores, feita de madeira e suspensa em toda sua extensão: quem frequenta o parque ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, no bairro Eldorado, em Contagem, pode admirar a natureza de uma forma diferente. A trilha será inaugurada nesta quarta-feira (6), às 9h, e foi pensada para que a população possa se integrar ao espaço verde sem prejudicar a vegetação e os lençóis d’água. “O parque é uma riqueza com muitas nascentes e vegetações, que estavam sendo pisoteadas. Para protegê-las, a ONG Conviverde pensou em trilhas ecológicas suspensas”, conta Márcia Galvão, 66, ambientalista e integrante da ONG.

Com a ideia na cabeça, a Conviverde buscou apoio do Comitê de Bacias do Rio das Velhas para executar o projeto, que foi aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente de Contagem. “A trilha tem 280 metros e ficou muito bonita”, conta Márcia, explicando que os recursos para a construção da trilha – toda em eucalipto tratado – vieram de uma compensação ambiental devida de uma empresa do município. Segundo Márcia, é a primeira trilha suspensa da região metropolitana.

A estrutura, de 282 metros de extensão, já está sendo utilizada pelos frequentadores do parque, mas ainda passava por finalizações, e a inauguração será nesta quarta-feira, às 9h, com a presença de autoridades do município, de entidades de preservação do meio ambiente e da comunidade.

Continua após a publicidade

A inauguração também servirá para comemorar os 14 anos do parque ecológico, que, assim como a trilha suspensa, só foi conseguido pela mobilização popular e nasceu junto com a Conviverde. “Estamos muito alegres, muito satisfeitos. Através de muita luta, de muitos pedidos e muitos apoios, nós conseguimos a trilha. E o próprio parque também foi conseguido pela mobilização da comunidade. É a menina dos nossos olhos”, afirma Márcia, emocionada.

O parque ecológico Thiago Rodrigues Ricardo está na rua das Paineiras, 1722, no bairro Eldorado, em Contagem.


Comments are closed.