Ações como o incentivo aos produtores de leite através de palestras informativas e motivacionais, como o caso de sucesso do produtor rural Eudes Anselmo Braga, do município de Carmo do Paranaíba, palestrante do dia 7 de junho, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACII), devem ocorrer mais frequência, opinou o secretário de Agricultura, Regys Braga.

O produtor Eudes iniciou suas atividades comprando e revendendo queijo, sem recursos financeiros, na sua propriedade rural, e através da persistência e visão empreendedora, hoje tem rebanho especializado para a produção de leite e com a instalação de uma agroindústria em sua propriedade, produz cerca de 900 kg queijo minas artesanal/dia, que são vendidos em grandes redes de supermercado na capital mineira.

A palestra serviu ainda para levar informações aos produtores de leite para que se adequem às legislações vigente como a Deliberação Normativa COPAM nº 07, de 29 de setembro de 1981 que fixa normas para disposição de resíduos sólidos, além das várias alternativas de suplementação animal no período da seca.

Continua após a publicidade

As orientações repassadas através das palestras foi uma maneira de auxiliar os produtores de leite de Ituiutaba e região para que através da adequação não sofram nenhuma ação punitiva por parte do Estado, se motivem através da história de um outro produtor e se atualizem quanto a suplementação animal no período da seca considerando as novas descobertas tecnológicas que auxiliam no aumento da qualidade e produtividade do leite com um menor valor investido.

É importante ressaltar que a parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), EMATER e SEBRAE tem por objetivo levar conhecimento ao homem do campo auxiliando na sua tarefa do dia a dia.

O evento teve a participação de produtores de leite, técnicos e estudantes da área totalizando cerca de 140 participantes resultado bastante positivo o que fomenta a intenção dos organizadores de inserir o evento no calendário das entidades organizadoras.

De acordo com o extensionista da Emater, Engenheiro agrônomo Rodrigo Esteves de Melo o evento serviu para “levar informações aos produtores de modo que estes possam desenvolver melhor suas atividades obtendo maior lucratividade com sustentabilidade.”

Para o Secretário de Agricultura Regys Braga Vieira, eventos em parcerias com entidades como EMATER e SEBRAE é essencial para um desenvolvimento rural sustentável. “É importante estamos atentos às necessidades dos nossos produtores que tanto vem sofrendo com a oneração para a produção dos bens que sustentam a economia da região. Por isso temos o dever de auxiliar esse setor através de ações pertinentes e esclarecedoras com informações que ajudem no equilíbrio da produção e da melhor forma de investimento.”

O agrônomo Ubiramar Ribeiro Cavalcante, servidor do Departamento de Apoio ao Produtor Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, ressaltou que as técnicas apresentadas no evento geram mais autonomia no processo de produção leiteira, aumentando sua lucratividade além de atender a legislação vigente.


Comments are closed.