Nas vésperas da estreia do Brasil na Copa do Mundo na Rússia, o assunto seleção brasileira dominou as conversas nas salas de aula e corredores da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas. Entretanto, não era sobre o time de Neymar e companhia que tanto falavam os estudantes e professores na manhã desta sexta-feira (15).

O tema recorrente do bate-papo era a convocação de alunos da instituição de ensino para representar o país na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), que acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto, em Bangcoc, na Tailândia.

De acordo com a diretora Kátia Iris de Oliveira, os alunos dos três anos do ensino médio participaram de uma seletiva em abril com problemas matemáticos em português e inglês. Ao contrário de outras competições estudantis, as provas não foram individuais, mas realizadas em conjunto por toda a turma. Ao todo, 24 equipes da escola participaram do desafio.

Continua após a publicidade

Na quinta-feira (14), a direção da escola recebeu um comunicado da organização responsável pela aplicação da prova no Brasil de que os resultados positivos das equipes na seletiva garantiram para a instituição cinco vagas na seleção brasileira.

“Os resultados de cada equipe ainda não foram divulgados, mas fomos comunicados de que ganhamos muitas medalhas na seletiva pela pontuação obtida e, por isso, cinco dos nossos alunos farão parte da equipe que representará o Brasil na Tailândia”, explica Kátia.

“Como as provas foram em grupo, agora vamos ter esse desafio de escolher os estudantes que farão a viagem. Ainda não sabemos como vamos definir. Se vamos fazer uma outra prova interna ou se os professores vão escolher os melhores. Estão todos ansiosos para saber quem vai para a seleção. O assunto do dia entre todos foi esse. Estamos muito orgulhosos de nossos alunos”, ressaltou a diretora.

A competição envolve mais de 20 países de todos os continentes e foi criada em 1990 pela Universidade de Estrasburgo, na França. A reportagem tentou contato por telefone com a organização do evento no Brasil para saber quantas vagas o país terá ao todo na Olimpíada de Matemática e quais são as outras escolas que conquistaram vagas, mas as ligações não foram atendidas.


Comments are closed.