População de Dores do Indaiá tem uma nova opção de lazer à noite | Foto: Euler Jr./Divulgação

A Cemig e o Governo de Minas Gerais fecharão 2018 com um investimento total de R$ 15 milhões no programa Campos de Luz, que está levando energia elétrica para 250 campos de futebol amador e 50 quadras poliesportivas em várias regiões do estado.

Desses, a Cemig já entregou 150 até a primeira quinzena de junho, além de 23 quadras. As últimas cidades contempladas foram Carandaí e Catuji, no dia 15, e em Coronel Murta, no dia 16. Até dezembro, serão mais 100 campos e 37 quadras iluminados dentro do projeto, que tem por objetivo proporcionar alternativas de lazer e esporte à população.

“O esporte pode mudar a vida de uma comunidade e reduzir os índices de violência, porque tira o jovem de outras atividades. Escolhemos os campos de várzea justamente porque o futebol amador é a modalidade mais praticada nas comunidades”, diz o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.

Continua após a publicidade

De 2016 até o momento, a Cemig já instalou cerca de 960 postes, com 7.200 projetores de iluminação. Além disso, foram construídos mais de 6,5 quilômetros de rede e instaladas 600 novas estruturas para levar energia elétrica a muitos desses locais.  Para serem contemplados pelo programa, os campos devem estar na área de concessão da Cemig.

Além disso, é preciso atender a alguns requisitos técnicos. Cabem à prefeitura municipal a segurança e a manutenção do local, além do pagamento das faturas de energia elétrica. Campos e quadras não servem apenas ao futebol, mas são usados também para caminhadas e para a prática de outras atividades físicas.

Segundo o gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público, Ernando Antunes Braga, os espaços para a prática de esporte estavam desaparecendo em Minas Gerais e sendo substituídos por prédios ou mesmo áreas de estacionamento, deixando a população com poucas opções de lazer. “Levar luz a essas áreas é dar uma alternativa social a milhares de jovens mineiros”, ressalta.

Reivindicação dos mineiros. Os Fóruns Regionais promovidos pelo Governo de Minas Gerais identificaram a prática de esportes no período noturno como uma das demandas da população mineira, o que levou a empresa a agilizar o projeto.
Um dos campos beneficiados foi o Estádio Municipal José Maria de Melo, conhecido como campo do Vila Nova, em Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas. A inauguração teve a presença de ex-jogadores profissionais, como os laterais esquerdos Paulo Roberto Prestes e Nonato, que atuaram no Atlético e no Cruzeiro, respectivamente.

João Paulo Noronha, morador de Dores do Indaiá e frequentador do campo, diz que a iluminação do Estádio Municipal José Maria de Melo “é um sonho realizado”. Conforme destaca Andreza Silva, a possibilidade de disputar jogos à noite era uma reivindicação dos moradores. “Essa iluminação é muito importante”, elogia.

Segundo ela, os campeonatos começavam e, no fim da tarde, era preciso encerrar as partidas, porque não havia iluminação. “A partir de agora, tenho certeza que será ótimo para o bairro, que é carente”, completa. Além da prática esportiva, a iluminação nos campos de futebol amador oferece uma atividade saudável às crianças e adolescentes.

A empresa acredita que o esporte evita vários problemas de ordem social e contribui para a melhoria da segurança pública, com a prevenção ao uso das drogas e à violência. Como demonstra Felipe Costa Silva, 13 anos, outro morador da região que ficou entusiasmado com a iniciativa. “Agora, podemos nos divertir, jogar futebol. Agora, não tem problema de jogar à noite com segurança”, comenta.


Comments are closed.