Alguns torcedores ficaram feridos na tarde desta quarta-feira (27) durante um início de tumulto na esplanada do Mineirão. No local, foi montada uma estrutura para 30 mil pessoas e telão com transmissão do jogo entre Brasil e Sérvia, mas o espaço ficou lotado e, de acordo com a Polícia Militar, houve empurra-empurra próximo à avenida Coronel Oscar Paschoal.

Além do jogo, um show da banda Jota Quest também fez parte da programação da festa, que tem entrada gratuita. Por volta das 14h, uma hora antes do início da partida, as entradas já estavam esgotadas, mas muitos torcedores ainda estavam do lado de fora.

O tenente-coronel Godinho, da Polícia Militar, afirmou que houve tumulto, empurra-empurra e pessoas foram pisoteadas quando os portões do evento fecharam ainda no início do segundo tempo. Naquele momento havia 30 mil pessoas dentro da área do estádio e outras 20 mil para fora. “As pessoas começaram a forçar querendo entrar, teve briga no meio da multidão”, disse o policial. 

Continua após a publicidade

Os feridos foram atendidos por bombeiros civis que fazem a segurança do evento. Alguns precisaram ser encaminhados para o Hospital Odilon Behrens. Segundo a assessoria do hospital, quatro feridos deram entrada na emergência vindos em ambulâncias particulares do evento. Dois chegaram ainda antes do final da partida contra a Sérvia, enquanto os últimos foram levados após o jogo.

O batalhão de choque da Polícia Militar precisou ser encaminhado ao local. Não há registro de pessoas detidas. Dois pelotões do choque atuaram como reforço, formando um efetivo de 160 policiais no local. De acordo com a PM, depois do término da partida a situação começou a se normalizar.

A empresa que organiza o evento confirmou que as entradas se esgotaram antes do início da partida. Segundo a produção do Mineirão Arena Nº1, a entrada é controlada, por meio de catraca e revista, por uma equipe treinada de seguranças privados e conta com o apoio da Polícia Militar para fazer a segurança no entorno do estádio.

Segundo a nota, “a lotação atingiu a capacidade máxima e a produção reforçou a segurança diante do grande público que ainda tentava acessar o estádio. A organização do movimento externo ao Mineirão foi auxiliada pela Polícia Militar”. A produção afirma que o efetivo de seguranças, assim como o atendimento médico dentro do estádio, estavam dentro do exigido pelo alvará de funcionamento do evento.

Show encurtado

De acordo com o tenente coronel Godinho, o show gratuito do Jota Quest após a partida pode ter atraído mais público. A atração tinha previsão de se apresentar por 2h30min, mas o show foi encurtado para 1h.

 


Comments are closed.