Uma adutora da Copasa se rompeu na madrugada, desta quinta-feira (28), na rua Estrela do Norte, no bairro Estrela do Oriente, na região oeste da capital. Segundo a Defesa Civil, seis imóveis foram atingidos, sendo que um deles foi parcialmente interditado pela Defesa Civil devido ao deslocamento de um muro.

Uma casa localizada na rua Estrela do Horizonte, que faz divisa com o imóvel interditado pela Defesa Civil, ficou inundada e dez moradores que viviam no local tiveram que ser retirados. Um cão de pequeno porte da raça Yorkshire chegou a ser arrastado pela enxurrada formada dentro da casa, mas foi resgatado pelos moradores. Nenhuma pessoa ficou ferida.

O abastecimento de água de bairros da região oeste ficou comprometido. A Defesa Civil informou que nenhuma das famílias que vivem nos imóveis atingidos terá que sair das casas. 

Continua após a publicidade

Uma cratera de aproximadamente três metros de diâmetro se abriu na rua Estrela do Oriente devido ao rompimento. De acordo com Alex Costa, vistoriador da Defesa Civil, ainda há risco de desabamento em parte da via. Um quarteirão da rua Estrela do Norte está isolado.

O rompimento da adutora Corpo de ocorreu por volta das 3h da madrugada e deixou moradores assustados com o grande volume de água que descia pela rua, formando uma forte enxurrada. A Copasa informou que a adutora tinha uma vazão de cerca de 300 litros por segundo.

Susto

O churrasqueiro Edmilson Ferreira, de 34 anos, que mora no imóvel parcialmente interditado pela Defesa Civil, disse que foi acordado pelo barulho da enxurrada e do desabamento do muro. “Parecia que era uma chuva forte. Acordamos já com a água invadindo a casa. Só deu tempo de levantar e correr”, garantiu Ferreira.

Vizinhos relataram que tábuas de madeira e sacos de areia foram usados para tentar conter a força da enxurrada. A pesquisadora Camen Lúcia Sampaio, de 56 anos, que mora em frente ao local onde foi o rompimento da adutora disse que os vizinhos se mobilizaram oara tentar tirar os moradores do interior das casas atingidas pela enxurrada. “Nossa preocupação era tirar as pessoas das casas porque a quantidade de água que desceu era impressionante”, afirmou a pesquisadora.

Já os dez moradores de uma casa localizada na rua Estrela do Horizonte, que faz divisa com o imóvel interditado pela Defesa Civil, contabilizavam os prejuízos causados pela inundação. No local a água chegou a atingir um metro de altura. Todos os cômodos foram atingidos. Com rodos e vassouras a família tentava limpar o imóvel enquanto ainda tentavam entender o que aconteceu pela madrugada. A personal trainer Larissa Santiago, de 22 anos, disse que a família perdeu tudo. “Perdemos tudo: móveis, roupas e documentos. Foi um desespero ser acordado com a água invadindo a casa e a gente sem saber o que estava acontecendo”, lamentou Larissa.

Reparo

Técnicos da Copasa estão no local para avaliar o que causou o rompimento da adutora e os estragos causados pelo incidente, além de fazer a limpeza nos seis imóveis atingidos. Os técnicos da empresa de abastecimento de água não gravaram entrevista, mas há a suspeita de que o rompimento da adutora tenha sido causado pelo desgaste da tubulação.

Por nota, a companhia informou que o registro da adutora precisou ser fechado para o reparo do vazamento e um total de 16 bairros, das regiões Oeste e Centro-Sul, ficou sem abastecimento de água. São eles: Betânia, Buritis, Cinquentenário, Conjunto Santa Maria, Das Mansões, Estoril, Estrela Dalva, Jardim América, Marajó, Morro das Pedras, Nova Barroca, Palmeiras, Parque São José, Santa Lúcia, São Bento, Serra do José Vieira.

Ainda na nota, a companhia informou ainda que uma equipe técnica da empresa concluiu a perícia nos seis imóveis atingidos pelo rompimento da adutora e que, a partir daí, serão avaliados os danos causados e as indenizações que serão repassadas às famílias. A Copasa garante, no comunicado, que nenhum imóvel foi interditado e os moradores continuam em suas residências e que o fechamento da cratera aberta pelo rompimento e a recuperação do asfalto da rua Estrela do Norte será realizado nesta sexta-feira (29).

 


Comments are closed.