Nesta semana, entre os dias 25 e 29 de junho, está sendo a vez dos profissionais de assistência social dos municípios de Montes Claros (Território Norte), Ituiutaba (Triângulo Norte), Juiz de Fora (Mata) e Teófilo Otoni (Mucuri) participarem do curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).
“Este é um curso muito especial para nós porque é uma oportunidade de expandir a discussão sobre a proteção social especial e apresentar o modelo adotado em Minas Gerais que é de regionalização. Além da implantação e manutenção de Centros de Referência Especializados de Assistência Social Regionais (Creas-Regionais) pelo governo estadual, criamos também a figura da referência técnica da PSE”, explica a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

Este é o quinto curso do Capacita Suas e pela primeira vez, a qualificação beneficia, além de técnicos e gestores públicos, trabalhadores e coordenadores de entidades socioassistenciais da rede privada.

Oferecido em 21 polos distribuídos no estado, o curso já foi realizado em Belo Horizonte e Passos (11 a 15 de junho), Governador Valadares, Timóteo e Divinópolis (18 a 22 de junho). Somados, esses polos tiveram quase 600 inscritos.

Continua após a publicidade

“Estamos com presença expressiva de técnicos da rede privada e garantindo o perfil proposto. Também estamos observando a presença de representantes do Ministério Público, fundamental para consolidar o Sistema de Garantia de Direitos, além de enriquecer o curso”, avalia o superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social, Jaime Adriano Rabelo.

As 1.598 vagas são destinadas aos profissionais de ensino superior de assistência social que atuam em 559 municípios que oferecem serviços da PSE. São eles profissionais das equipes de referência de Creas, municipais e estaduais; profissionais de referência da PSE dos municípios referenciados aos Creas Regionais; de unidades de acolhimento institucional; do Serviço Municipal de Família Acolhedora; e ainda dos Centros Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

Os serviços da proteção social especial são executados, em sua maioria, nos Creas e são dedicados aos indivíduos e famílias que tiveram direitos sociais violados, como por exemplo, a violência física, psicológica, sexual e trabalho infantil, entre outras. O modelo mineiro inclui a implantação de Creas Regionais, demandas da população mineira, identificadas como prioridade nos Fóruns Regionais de Governo e nas  Conferências Regionais e Estadual de Assistência Social.

O curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial apresenta o modelo de regionalização da PSE, adotado em Minas Gerais.  Em julho, estão marcadas as aulas inaugurais para Salinas, Curvelo, Almenara e Muriaé e São João Del Rei (2/07), Patos de Minas, Araçuaí e Uberaba (9), Paracatu e Poços de Caldas (16), Uberlândia e Varginha (23).

O Capacita Suas é o eixo dois do Programa Qualifica Suas, um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas e é resultado de Parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Fundação João Pinheiro (FJP). A execução do Capacita Suas se dá de forma articulada com ações de apoio técnico e supervisão técnica. O objetivo final do Qualifica Suas é a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais. O investimento no Capacita Suas em Minas Gerais, de 2015 a 2018 está em torno de R$ 10 milhões.

Curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial

Data: 25 a 29 de junho

Horário: 8h às 17h

Montes Claros – Hotel Intercity – Rua Santa Lúcia, 20 – Todos os Santos

Teófilo Otoni – Unopar – Rua Lauro Vieira Otoni, 40 – São Diogo

Ituiutaba – Hotel Líder – Avenida 15, 798 – Centro

Juiz de Fora

Aula inaugural – Faculdade Metodista Granbery – Rua Batista de Oliveira, 1145 – Granbery

Curso – 3255 Coworking – Av. Barão do Rio Branco, 3480 – Passos


Comments are closed.