Em parceria com o Uberlândia Rugby, a Prefeitura de Uberlândia promove, neste sábado (30), o 2º Festival Escolar de Rugby. A atividade será entre 8h30 e 11h30, no campo A do Parque do Sabiá, e contará com a presença de dez escolas, somando mais de 300 alunos da rede municipal de ensino. O evento será a consolidação do projeto ‘Rugby na Escola’, que levou a modalidade olímpica para as aulas de educação física das escolas envolvidas.

O Festival

Continua após a publicidade

O evento é iniciativa do time Uberlândia Rugby em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e a Confederação Brasileira de Rugby. Trata-se da conclusão de um trabalho que começou no início do ano, quando foi feita a capacitação dos professores da rede municipal, com aulas teóricas e práticas. Além da formação, cada professor recebeu um par de bolas para dar início à introdução da modalidade nas aulas de educação física.

Alunos entre 9 e 16 anos de idade da rede pública participarão de oficinas, conhecerão regras do rugby e os valores reais da modalidade. O campo será dividido em cinco estações, nas quais os atletas do Uberlândia Rugby irão ensinar algum fundamento do esporte, como a forma correta de passar a bola, de efetuar um chute ou fazer um contato seguro com o adversário.

De acordo com o diretor geral da Futel, Silvio Soares dos Santos, o Festival será o momento de integração entre professores, alunos e atletas. “É a oportunidade da cada criança colocar em prática aquilo que aprendeu durante as aulas, de conhecerem os atletas do time e de despertarem ainda mais interesse pela modalidade, podendo até mesmo integrar a escolinha de rugby da Futel”, enfatiza.

A escolinha

Paralelo ao projeto ‘Rugby na Escola’, a escolinha de rugby é fruto da parceria entre Futel e Uberlândia Rugby. Atualmente, existem três turmas no Parque do Sabiá: uma as segundas e quartas, às 18h, para crianças entre 7 e 10 anos; outra nos mesmos dias, às 19h, para crianças de 11 a 15 anos; além da turma às terças e quintas, às 18h, para adolescentes de 15 a 19 anos.

Mais de 70 crianças e adolescentes estão envolvidos com o esporte. As matrículas continuam abertas. Para quem quiser conhecer e praticar a modalidade, basta procurar o professor no horário da aula.

Prefeitura de Uberlândia


Comments are closed.