Lideranças regionais participara da solenidade de implantação do SAMU

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência ─ SAMU ─ foi implantado oficialmente em Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada (Minas Gerais) e outras 23 cidades da região identificada como Triângulo Norte. O serviço foi implantado na terça-feira (03) de Julho.

As cidades de Araguari, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patrocínio, no Alto Paranaíba, serão as bases que receberão pacientes de média complexidade. Uberlândia não aderiu ao serviço, mas os pacientes de alta complexidade serão conduzidos para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

As cidades com bases descentralizadas ou que terão abrangência do Samu Triângulo Norte são: Santa Vitória, Gurinhatã, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Araporã, Centralina, Canápolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Araguari, Indianópolis, Estrela do Sul, Cascalho Rico, Grupiara, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Coromandel, Monte Carmelo, Romaria, Iraí de Minas, Nova Ponte e Patrocínio.

Continua após a publicidade

“Eu fiquei muito triste ao ver que minha cidade, justamente Uberlândia, optou por não receber o SAMU, e agora o povo de Uberlândia verá as ambulâncias do SAMU circulando por lá, mas não terá o seu atendimento”, disse a representante do Governo de Minas, superintendente regional de saúde de Uberlândia, Rosângela Machado.<

Para o prefeito Cleidimar Zanotto a chegada do SAMU é uma grande conquista que vai salvar muitas vidas. “Hoje é um dia de festa e alegria para Capinópolis, pois com a entrada em funcionamento do SAMU, muitas vidas serão salvas”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto.

A Secretária de Saúde do município, Sandra Barbosa, que fez parte da equipe de implantação do SAMU na região resumiu ─ “É um sonho que se concretiza e eu me orgulho de fazer parte disso”, disse.

O telefone para acionar a equipe do SAMU é 192.

Participaram da solenidade também os prefeitos Léo, de Ipiaçu e Ovídio Afro Dantas, de Cachoeira Dourada, vereadores de Capinópolis, secretários municipais, médicos e populares.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Barbosa, o SAMU de Capinópolis também fará o atendimento a ocorrências em Cachoeira Dourada e Ipiaçu ─ ambas no Pontal do Triângulo Mineiro.

A secretária de Saúde ─ Sandra Barbosa ─ junto à equipe do SAMU

PRIMEIROS ATENDIMENTOS DO SAMU

Na última terça-feira (3) um homem de 62 anos morreu após ser alvejado por tiros em um posto de combustíveis em Capinópolis ─ a equipe do SAMU foi acionada, porém, a vítima já estava em óbito.

Na última quarta-feira (4) um acidente na MGC-154, entre Capinópolis e Ituiutaba, deixou três mulheres feridas ─ a equipe do SAMU efetuou o socorro e encaminhou as vítimas ao pronto atendimento de Capinópolis.


Comments are closed.