BH registra sensação térmica abaixo de 0°C

O  cenário até parece de uma cidade do Sul do Brasil, mas é Monte Verde, no Sul de Minas Gerais. Coberta pelo branco da geada fica parecendo que caiu neve no distrito de Camanducaía. Monte Verde registrou hoje a menor temperatura de 2018 em Minas Gerais -2,3ºC.

O morador da cidade, Nelson Pacheco, mais conhecido como o homem do tempo9, fez várias fotos da geada na cidade e registrou o momento em que os termômetros marcaram -2ºC. Ele contou que as temperaturas entraram no negativo às 04h02 e até as 07h30 ainda estava abaixo de zero.

O dia mais frio do ano em Minas tinha sido no último dia 5 de maio,  também no distrito de Monte Verde, quando foram registrados -1,6ºC.

Em várias outras cidades do Sul de Minas foram registradas baixas temperatura nesta quinta. Em Maria da Fé foram 0,2º, em Passa Quatro 4,4º C, em São Sebastião do Paraíso 5,1º C e em Varginha e Passos 5,4ºC.

Inverno atrai turistas

Sem neve em Minas, as geadas em Monte Verde fazem com que muitos turistas procurem o distrito no inverno por causa da paisagem. “Os turistas acordaram cedo hoje para ver a geada e estão maravilhados. Amanhã tem uma perspectiva de geada de novo e orientamos eles para acordarem cedo para ver. A cidade vive um clima de inverno né até mesmo na culinária”, disse Pacheco. 

Vinhos e pratos alemães e italianos são as apostas da cidade para atrair os turista. A arquitetura da cidade também chama a atenção. As lareiras são frequentes, as casas têm uma manta térmica no telhado e os chuveiros são a gás para dar conta de esquentar.

Belo Horizonte teve sensação térmica negativa 

Em Belo Horizonte a temperatura foi de 9,9ºC na estação de Cercadinho que fica no bairro Belvedere, região Centro-Sul de capital, na divisa com Nova Lima, na região metropolitana, nesta quinta-feira. Por causa dos ventos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica foi abaixo de 0 graus na região.

O recorde de frio na capital ainda é do dia 21 de maio quando os termômetros marcaram 9,6ºC.

Na região da Pampulha, nesta quinta (12), foram registrados 12,7ºC. Já na região Centro-Sul foram 12,9ºC. A umidade relativa do ar ficará em torno de 40%.

As baixas temperaturas em Minas se devem a uma massa de ar frio que passa pelo Estado e que vai perder força nos próximos dias. A previsão é que no fim de semana, segundo o Inmet, os termômetros já voltem a subir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia ambiental apreende carga de madeira nativa sendo transportada ilegalmente

Proprietário de imóvel rural é autuado por corte de 29 árvores nativas em Ituiutaba