O  cenário até parece de uma cidade do Sul do Brasil, mas é Monte Verde, no Sul de Minas Gerais. Coberta pelo branco da geada fica parecendo que caiu neve no distrito de Camanducaía. Monte Verde registrou hoje a menor temperatura de 2018 em Minas Gerais -2,3ºC.

O morador da cidade, Nelson Pacheco, mais conhecido como o homem do tempo9, fez várias fotos da geada na cidade e registrou o momento em que os termômetros marcaram -2ºC. Ele contou que as temperaturas entraram no negativo às 04h02 e até as 07h30 ainda estava abaixo de zero.

O dia mais frio do ano em Minas tinha sido no último dia 5 de maio,  também no distrito de Monte Verde, quando foram registrados -1,6ºC.

Continua após a publicidade

Em várias outras cidades do Sul de Minas foram registradas baixas temperatura nesta quinta. Em Maria da Fé foram 0,2º, em Passa Quatro 4,4º C, em São Sebastião do Paraíso 5,1º C e em Varginha e Passos 5,4ºC.

Inverno atrai turistas

Sem neve em Minas, as geadas em Monte Verde fazem com que muitos turistas procurem o distrito no inverno por causa da paisagem. “Os turistas acordaram cedo hoje para ver a geada e estão maravilhados. Amanhã tem uma perspectiva de geada de novo e orientamos eles para acordarem cedo para ver. A cidade vive um clima de inverno né até mesmo na culinária”, disse Pacheco. 

Vinhos e pratos alemães e italianos são as apostas da cidade para atrair os turista. A arquitetura da cidade também chama a atenção. As lareiras são frequentes, as casas têm uma manta térmica no telhado e os chuveiros são a gás para dar conta de esquentar.

Belo Horizonte teve sensação térmica negativa 

Em Belo Horizonte a temperatura foi de 9,9ºC na estação de Cercadinho que fica no bairro Belvedere, região Centro-Sul de capital, na divisa com Nova Lima, na região metropolitana, nesta quinta-feira. Por causa dos ventos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica foi abaixo de 0 graus na região.

O recorde de frio na capital ainda é do dia 21 de maio quando os termômetros marcaram 9,6ºC.

Na região da Pampulha, nesta quinta (12), foram registrados 12,7ºC. Já na região Centro-Sul foram 12,9ºC. A umidade relativa do ar ficará em torno de 40%.

As baixas temperaturas em Minas se devem a uma massa de ar frio que passa pelo Estado e que vai perder força nos próximos dias. A previsão é que no fim de semana, segundo o Inmet, os termômetros já voltem a subir.

 


Comments are closed.