As informações são da Polícia Militar Ambiental

Nesta quinta-feira (12), Policiais Militares Ambientais pertencentes a 9º Cia PM Mamb lotados na cidade de Ituiutaba/MG durante foram acionados no final da tarde pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Capinópolis que relatou inicialmente ter ocorrido um descarte irregular de agrotóxico.

Os Policiais Militares Ambientais ao chegarem no local fizeram contato com Secretário de Meio Ambiente relatou que durante a Coleta Seletiva na cidade, os coletores recolheram um saco preto e levaram para centro de coleta e separação de resíduos e quando passou pela esteira separação de materiais os funcionários sentiram um forte odor que se espalhou pelo ambiente.

As atividades foram suspensas imediatamente como medida de precaução mais mesmo assim (07) sete coletores passaram mal, e destes 06 (seis) foram hospitalizados no hospital da cidade, pois tiveram contato com o produto.

De posse destas informações os Policiais Militares Ambientais identificaram o produto que em teses seria o causador deste “acidente” como sendo o INSETICIDA MALATHION que estava em sua embalagem, um pequeno frasco, que foi recolhido pelos militares e será destinado ao ponto de coleta credenciado para receber este tipo de embalagem.

Foram feitas diligências nas imediações onde o material foi coletado, porém não foi possível identificar quem seria a pessoa que fez o descarte irregular deste agrotóxico.

A coleta seletiva na cidade está suspensa por tempo indeterminado segundo o Secretário de Meio Ambiente.

Cabe ressaltar que descartar agrotóxicos ou qualquer substância tóxica em desacordo com as normas ambientais e de segurança é um Crime Ambiental conforme descrito no artigo 56, §1, inciso I da Lei Federal 9605/98, o fato será encaminhado a Policia Civil para providências de Polícia Judiciária.

Dica: Ao fazer o descarte do lixo lembre-se de tomar alguns cuidados como por exemplo se tiver vidros quebrados fazer a correta embalagem ( normalmente colocar dentro garrafa pet), ao descartar latas de metal colocar tampa para lado de dentro, e se for haver descarte de seringas e agulhas também faça o correto descarte, que pode ser o mesmo procedimento que se faz com o cacos de vidros, caso seja produtos nocivos a saúde procure a loja onde adquiriu o produto e peça informações de onde descartar de forma correta.

Separe seu lixo reciclado em sacos separados e identificados, todos estes cuidados além de ajudar nas questões ambientais evitam acidentes com os coletores que se cortam ou como neste caso são vítimas de descarte irregular de produtos nocivos a saúde humana.

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (Ligação gratuita e anônima) e no caso da cidade de Ituiutaba/MG tem a disposição também o número 198, assim o trabalho dos Policiais Militares Ambientais pode ser mais efetivo.


Aprenda como fazer uma 'Amoeba' caseira

Comments are closed.