Os parques das Mangabeiras e da Serra do Curral, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e Burle Marx (Parque das Águas), no Barreiro, o serão reabertos à população na próxima quarta-feira (18). A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) autorizou a reabertura desses parques – os da região Centro-Sul interditados desde o ano passado e o do Barreiro no começo deste ano -, todos por conta do risco de febre amarela.

O órgão, no entanto, reiterou  que, para visitar os locais, será necessário comprovar imunização contra a febre amarela, sendo que a vacina deve ter sido aplicada num prazo maior que dez dias antes da visita. Será necessária a apresentação do cartão de vacinação ou a garantia de que os visitantes estejam vacinados, que será feita por meio da assinatura de um termo de compromisso.

Os visitantes têm a opção de fazer o agendamento prévio das visitas ao Parque das Mangabeiras e da Serra do Curral no site da Prefeitura de Belo Horizonte para evitar filas e adiantar o processo de conferência dos cartões ou assinatura do termo de compromisso. Esse agendamento deverá ser feito pelo menos dois dias úteis antes da data desejada e vale no máximo 30 dias corridos. No dia da visita, será necessário apresentar apenas o original de qualquer documento oficial de identificação pessoal de cada visitante agendado.

Continua após a publicidade

“Será possível fazer  apenas a conferência dos nomes dos visitantes na portaria, evitando filas muito longas. Quem estiver agendado terá mais agilidade e comodidade no acesso”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto.

A visita aos locais é gratuita, mas, no caso do Parque das Mangabeiras, o uso das quadras e o aluguel de bolas e petecas são pagos (pagamento é feito no dia da visita, dentro da área esportiva do Parque)

Restrição

No Parque das Mangabeiras, as áreas de mata e trilhas estarão com acesso temporariamente restrito, permitido somente para pessoas autorizadas, como pesquisadores, e funcionários do Parque.

No caso do Parque da Serra do Curral, a trilha “Travessia da Serra do Curral”, na crista da montanha, ainda não foi retomada (estão em andamento ações de readequação e manejo da área), mas os visitantes poderão percorrer a pé e sem guias o trajeto dos mirantes 1 a 3 do Parque, como já era feito antes, em um percurso total de aproximadamente 1,8 km em trecho de média dificuldade.

Serviço

Parque Municipal das Mangabeiras

Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras
Terça-feira a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até 1h antes do fechamento).
Áreas abertas: Praça das Águas, Praça de Esportes, Ilhas do Passatempo, Ciranda de Brinquedos e estacionamento Sul.
Entrada gratuita. Estacionamento, quadras e aluguel de bolas e petecas são pagos.

Mirante do Mangabeiras

Rua Pedro José Prado, 1.000, Mangabeiras
Terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Áreas abertas: Todo o local
Entrada gratuita.

Parque da Serra do Curral

Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Mangabeiras
Terça-feira a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até 1h antes do fechamento).
Áreas abertas: Acesso até o Mirante 3 (o trajeto que percorre os demais mirantes não estará aberto ao público)
Entrada gratuita.

Parque Roberto Burle Marx

Av. Ximango, 809, Castanheira II – Vale do jatobá
Terça-feira a domingo, das 7h às 18h.
Áreas abertas: Todo o local
Entrada gratuita.


Comments are closed.