Cláudio Scarparo e Silvana

O Município de Ipiaçu participou no último dia 26 de junho do VII ENCONTRO REGIONAL DE MUSEUS Território de Desenvolvimento do Triângulo Sul e Triângulo Norte, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica.

O evento foi promovido pela Superintendência Estadual de Museus e Artes Visuais e teve como objetivo principal a capacitação museológica para entidades e município que possuem museus e/ou pretendem implantar museus.

A equipe da Superintendência orientou os participantes, juntamente com a Museóloga Pollyana Lacerda. A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ipiaçu, Silvana Ramalho, representou o município de Ipiaçu e esteve buscando informações para planejamento de possíveis atividades museológicas no município.

Continua após a publicidade

Para a equipe orientadora de Belo Horizonte é importante que cada município tenha o seu próprio museu para abrigar acervos que dizem respeito à história local e, dessa forma, estimule a preservação histórica. Os objetos históricos, guardados em museus, são referência para o resgate da memória local. Segundo Silvana, Ipiaçu já está trabalhando para o resgate de sua história. Aos poucos estão sendo realizadas pesquisas e trabalhos para o conhecimento de seu patrimônio cultural. O município conta com o historiador Cláudio Scarparo, que está dando assessoria ao município para o planejamento de proteção do seu patrimônio cultural.

Com essas ações, o município de Ipiaçu já está recebendo o ICMS Patrimônio Cultural e está planejando várias ações de resgate de sua história.

Segundo Silvana, é desejo da atual administração construir o seu próprio museu, o que depende de fatores financeiros, que estão sendo estudados e pleiteados.


Comments are closed.