Divulgação

O Setor de Patrimônio Cultural, lotado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  discutiram ações de proteção e preservação do patrimônio cultural da cidade. Estavam presentes a Secretária Municipal de Educação Iracilda Duarte, a Diretora de Cultura Queli Franco, a Supervisora Zoraine Vilarinho, o historiador Cláudio Scarparo e a Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Júlia Vieira Alvarenga. A reunião ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura no dia 03 de agosto, às 15h.

Nesta reunião foram discutidos importantes assuntos sobre o tema Patrimônio Cultural de Capinópolis, dentre eles o Registro da Banda Municipal Santa Cecília, que está em fase de conclusão. A diretora de cultura Queli Franco e o Historiador Cláudio Scarparo colheram vários dados e depoimentos com o Maestro da Banda Hugo Borges, sobre a história da banda e sua importância no cotidiano da cidade.

A Banda é um bem imaterial que já faz parte há vários anos das comemorações cívicas não só de Capinópolis, mas também de outros municípios da região e sua continuidade é um marco na preservação e construção da identidade local.

Continua após a publicidade

A Secretária de Educação Iracilda Duarte também afirmou, que o Município, através do prefeito Cleidimar e com o apoio da Câmara Municipal tem somado esforços para manter a banda, que é uma das poucas que recebe salário em todo o Estado de Minas Gerais e que isso faz parte do plano de governo, que é incrementar a cultura como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

VÍDEO

IMAGENS

Outro assunto abordado foi o projeto de Educação para o patrimônio que será discutido com professores da rede municipal de ensino para ser implantado nas escolas, neste semestre. A Supervisora Zoraine salientou que o tema Patrimônio Cultural já foi incluído na grade curricular e está sendo ministrado pelos professores de quarto e quinto anos, que foi um grande avanço para a conscientização do patrimônio cultural no ensino fundamental.


Comments are closed.