Início Notí­cias Capinópolis Partidos políticos da Comarca são orientados pelo MPE sobre eleições 2018

Partidos políticos da Comarca são orientados pelo MPE sobre eleições 2018

O Ministério Público Eleitoral — MPE—, orientou representantes de Partidos Políticos e autoridades ligados à segurança pública sobre as eleições que ocorrerão em outubro deste ano. O encontro — que reuniu representantes de Capinópolis, Canápolis, Cachoeira Dourada e Centralina— ocorreu na Câmara Municipal de Capinópolis na noite desta terça-feira (4).

O principal objetivo foi expor os parâmetros a serem seguidos para que o andamento das eleições ocorram na normalidade.

A promotora Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo deu início à reunião, deixando claro que uma das metas do MPE é o combate da corrupção eleitoral.

Neste ano, muitos eleitores já afirmaram que irão anular o voto, afim de inutilizar as eleições. “O poder é exercido pelo povo, o poder pertence ao povo, mas para exercê-lo, o faz por meio de uma democracia representativa”, disse a Dra. Maria Carolina, que completou desmistificando a corrente pró anulação de voto. “Não existe uma porcentagem pré-fixada de votos nulos que podem gerar a anulação de uma eleição”.

Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo durante a reunião (Foto: Tudo Em Dia/Paulo Braga)

O juiz eleitoral —Dr. Thales Cazonato Corrêa— afirmou que o MPE da Comarca de Capinópolis é exigente com relação ao cumprimento da legislação. “Não sei se é virtude ou não, mas nós somos bem atuantes na área eleitoral. A gente preza muito pela transparência nas eleições, para coibir o abuso do poder econômico e político. Isso foi mostrado nas eleições de 2016, que nós não tivemos nenhuma eleição para cassar de prefeito nas três cidades [Capinópolis, Cachoeira Dourada e Ipiaçu — que ainda fazia parte da Comarca eleitoral] “, disse o juiz.

Dr. Thales Cazonato Corrêa (Foto: Tudo Em Dia/Paulo Braga)

O prefeito de Capinópolis — Cleidimar Zanotto— salientou a crise de confiança ao qual os políticos atuais passam. “Nós vamos mudar isso quando mudarmos nossas ações, procurando fazer as coisas mais certas possíveis e mostrando aos eleitores que podem acreditar. Nós temos muitos bons políticos — ainda existem—, nós temos que retirar do meio de nós os maus políticos”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto.

O presidente da Câmara Municipal —Ivo Américo—, reafirmou a importância das orientações do MPE.

(esq) Cleidimar Zanotto, Caetano Neto e Ivo Américo (Foto: Tudo Em Dia/Paulo Braga)

O delegado da Comarca de Capinópolis —dr. Cleiton Viana—, esclareceu dúvidas sobre o rezoneamento eleitoral e a área de atuação da Polícia Civil. “Apesar de ter havido o rezoneamento aqui — Ipiaçu passou a ser da competência e atribuição de Ituiutaba e Canápolis e Centralina [passaram a ser] de Capinópolis — os trabalhos de investigação continuam a mesma coisa [de antes] é o que ficou alinhado até esta tarde [04/09] com o delegado regional”, disse.

Dr. Cleiton Viana, delegado da Polícia Civil em Capinópolis (Foto: Tudo Em Dia/Paulo Braga)

A chefe do cartório eleitoral de Capinópolis — Juliana Pereira —, tratou de questões mais técnica e voltadas ao processo de votação.

Além de vereadores de Capinópolis —Anícia Mustafá— delegada de polícia em Canápolis, o prefeito de Cachoeira Dourada — Ovídio Afro—, o presidente da 213ª Subseção da OAB — Alexandre Santos Gomes—  e a Polícia Militar de Capinópolis, Canápolis e Centralina participaram do encontro.

Juliana Pereira, chefe do cartório eleitoral (Foto: Tudo Em Dia/Paulo Braga)

ORDEM DE VOTAÇÃO

A votação será no dia 7 de outubro de 2018. A ordem dos candidatos na urna será — 1º deputado federal; 2º deputado estadual; 3º primeira vaga de senador; 4º segunda vaga de senador; 4º governador e 5º presidente da República.

Não será possível votar duas vezes para o mesmo candidato a senador — quem repetir o voto no mesmo candidato, anula o segundo voto.

TREINAMENTO

Os eleitores que estiverem interessados, poderão praticar em uma urna eletrônica que estará disponível no Centro de Capinópolis.  A urna estará disponível das 13h às 17h na avenida 101, em frente a drogaria N. Sra. Aparecida.

ENTREVISTAS


Aprenda como fazer uma 'Amoeba' caseira

Comments are closed.