Início Notí­cias Capinópolis Capinópolis comemora o 196º ano de Independência do Brasil

Capinópolis comemora o 196º ano de Independência do Brasil

Há 196 anos o Brasil declarava sua independência, se sobressaindo do domínio da Coroa Portuguesa. Pedro I desembainhou sua espada às margens do Rio Ipiranga e gritou — “Independência ou morte”. A frase proferida e a clássica foto de Pedro I — em seu cavalo branco—, podem ter sido uma forma positivista e romantizada de registrar a história, no entanto, o ato de independência é algo que devemos comemorar e nunca esquecer o significado.

O ato de declarar independência ocorreu após Pedro I receber a notícia de que as Cortes Portuguesas tinham anulado todos os atos do gabinete de José Bonifácio  —então ministro do reino— removendo o restante de poder que ele ainda detinha.

Em Capinópolis, o 07 de Setembro — Independência do Brasil— foi comemorado por autoridades, estudantes e cidadãos na manhã deste 7 de Setembro de 2018. O evento ocorreu na Praça João Moreira de Souza e contou com a apresentação da Banda de Música Santa Cecília — regida pelo maestro Hugo Borges— e a nova Banda Marcial, que fez sua estreia em apresentações formais em Capinópolis.

As escolas municipais fizeram apresentações e houve o hasteamento de bandeiras ao som do hino nacional brasileiro —orquestrado pela Banda de Música Santa Cecília.

O vice-prefeito Jaisson Santos ressaltou o conturbado momento ao qual o país vive às vésperas de uma das eleições mais importantes da história do Brasil.

Os avanços na educação no Município de Capinópolis foram comemorados pela Secretária de Educação e Cultura — Iracilda Duarte— e também pelo prefeito de Capinópolis —Cleidimar Zanotto.

Em seu discurso, abrindo o evento, a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte, anunciou a boa notícia do salto do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Capinópolis, que era de 6,2 para 6,5, que seria a meta do município para o ano de 2021.

“Essa conquista se dá graças ao trabalho de toda a nossa equipe. Podemos avançar ainda mais, à medida que os pais apoiarem ainda mais os filhos, acompanhando o seu dia-a-dia”, comemora Iracilda.

“Nós estamos aqui, nessa bela manhã de sete de setembro para homenagear o nosso Brasil. Sabemos que temos muitos problemas, mas é um país maravilhoso no qual vivemos e por isso devemos amá-lo e nada melhor que esta simples homenagem que lhe prestamos”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto, comentando com alegria, o salto do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Capinópolis em 2017, de 6,2 para 6,5 e a ações no setor de saúde do município, com o Hospital Municipal completando 200 partos realizados desde que o serviço voltou a ser ofertado na atual gestão.

“Essas são conquistas que devemos comemorar”, arrematou o prefeito.

Entre os vinte e quatro município que compõem a Associação de Município da Microrregião do Vale do Paranaíba — AMVAP—, Capinópolis ficou em terceiro no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica —Ideb.

Neste dia 07, o Grupo de Escoteiros Antônio Mendes comemorou quatro anos de existência.

O nome do clube de escoteiros de Capinópolis é uma homenagem a Antônio Mendes, que foi um dos gestores do grupo de escoteiros do Município no passado.

Giovanna Aparecida / foto: Arquivo Tudo Em Dia

Em 2014, ano de fundação do grupo, a escoteira mirim — Geovana Aparecida— declamou a poesia “Meu país atrapalhado”. Geovana faleceu em 2017 em decorrência de um câncer.

Relembre a poesia:

 


Aprenda como fazer uma 'Amoeba' caseira

Comments are closed.