O voo JT610 decolou às 6h20 da manhã, (20h20 de domingo em Brasília), com 189 pessoas a bordo, e sua aterrissagem em Bangka-Belitung, enclave com muitas minas de estanho do país, estava previsto para apenas uma hora depois, às 7h20 (21h20 em Brasília).

Um registro técnico de um voo de Bali a Jacarta, no domingo, disse que um instrumento era “pouco confiável” e que o piloto teve que passar para o primeiro oficial.

O avião Boeing 737 caiu no mar com 189 pessoas a bordo.

Desceu depois de decolar de Jacarta. Não há sinal de sobreviventes.

Continua após a publicidade

A BBC até agora não conseguiu chegar à Lion Air, a companhia aérea de baixo custo que possui o avião, para comentar o assunto.

O vôo JT 610 estava indo para a cidade de Pangkal Pinang, no oeste do país, na segunda-feira. Equipes de resgate recuperaram alguns corpos e itens pessoais, incluindo sapatos de bebê. As famílias estão sendo orientadas a ir a um hospital para identificar os mortos.

O incidente é relatado como o primeiro grande acidente envolvendo um Boeing 737 Max – uma versão atualizada do 737.

Qual foi o problema do instrumento?

Um registro técnico obtido pela BBC a partir do vôo anterior do avião sugere que a leitura da velocidade no instrumento do capitão não era confiável, e as leituras de altitude diferiam nos instrumentos do capitão e do primeiro oficial.

“Identificou que o instrumento CAPT [capitão] não era confiável e tinha controle de entrega para o FO [primeiro oficial]”, diz o diário. “Continue NNC de Airspeed Unreliable e ALT discorde.”

A tripulação decidiu continuar seu vôo e aterrissou em segurança em Jacarta.

O chefe-executivo da Lion Air, Edward Sirait, disse que o avião não tinha uma “questão técnica” específica ao voar de Denpasar, em Bali, para Jacarta, mas acrescentou que isso foi “resolvido”.

“Se o avião estivesse quebrado, seria impossível limpar o avião para voar de Denpasar”, disse ele. “Quando recebemos o relatório da tripulação de voo, imediatamente resolvemos o problema.”

A companhia aérea opera 11 aviões Boeing 737 Max 8, mas os outros não tiveram problemas técnicos semelhantes e não há planos para aterrar a frota, acrescentou.

O que aconteceu com o avião?

O voo JT 610 decolou de Jacarta às 06:20 de segunda-feira (23:30 GMT no domingo).

Deveria chegar ao aeroporto de Depati Amir em Pangkal Pinang uma hora depois, mas 13 minutos depois do vôo, as autoridades perderam o contato.

O piloto pediu para voltar ao aeroporto de Soekarno-Hatta, em Jacarta, disseram autoridades.


Comments are closed.