Parceria para cirurgias devolve visão a pacientes com catarata em Capinópolis

O prefeito de Capinópolis acompanhou de perto a realização das cirurgias

Uma parceria para realização de cirurgias de catarata no Hospital Municipal FAEPU em Capinópolis está devolvendo a visão de pacientes que perderam ou que estavam perdendo a visão. O programa de cirurgias é proporcionado pela Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Neste sábado (27) de outubro, dez cirurgias foram realizadas e somam às outras quatorze que foram realizadas no dia 20 de outubro.

A catarata é uma doença caracterizada pelo comprometimento do cristalino do olho o que leva à perda progressiva da visão e pode acontecer ao longo da vida ou logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita.

Segundo a secretária de saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, trinta cirurgias serão efetuadas nesta primeira fase, no entanto, uma solicitação para outras duzentas intervenções cirúrgicas já foram apresentadas à Secretaria de Saúde do Estado. “A secretaria municipal de saúde entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e assim, conseguimos a liberação para a realização das cirurgias em Capinópolis. Foram solicitadas 600 autorizações, porém foram liberadas de imediato apenas 30. Novamente foram solicitadas 200 e estamos aguardando liberação”, disse Sandra Barbosa.

Ainda segundo Sandra Barbosa, Capinópolis poderá atender outros municípios. “É um recurso federal, e o município pode atender também outros municípios de nossa macro região”, pontuou.

Conheça alguns dos sintomas da doença:

  • Diminuição gradativa da visão;
  • Visão turva (embaçada);
  • Alteração da visão das cores;
  • Cor do olho fica alterada.

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, ressaltou a importância da ação da Secretaria de Saúde. “Devolver a qualidade de vida ao paciente, por meio do restabelecimento da visão, é  investir nas pessoas. É o verdadeiro propósito dos recursos públicos, que são convertidos em benefícios fundamentais ao cidadão”, disse o prefeito.

No próximo final de semana, novas cirurgias de catarata devem ser realizadas no Hospital Municipal Faepu.

Confira como Capinópolis votou no 2º turno das eleições

Jovem de 19 anos foge da PM e mobilizava 5 viaturas durante perseguição em Capinópolis