40 pacientes fazem extração do terceiro molar pela rede pública de saúde em Capinópolis (Foto/Divulgação)
40 pacientes fazem extração do terceiro molar pela rede pública de saúde em Capinópolis (Foto/Divulgação)

Um projeto beneficiou quarenta pacientes que necessitavam de procedimento de extração do terceiro molar. O projeto foi uma parceria da pública de saúde em Capinópolis e a equipe de Cirurgia Buco Maxilo Facial da Universidade Federal de Uberlândia.

As cirurgias foram realizadas nos dias 12, 13 e 14 de novembro e 110 dentes sisos —como são conhecidos— foram extraídos.

Os pacientes foram atendidos nas unidades de PSF e receberam todos os medicamentos pós cirúrgicos necessários para o sucesso dos procedimentos.

Continua após a publicidade

Segundo a secretária de Saúde do Município de Capinópolis, as parcerias são importantes e quem ganha é a população — “Mais uma vez quem ganhou foi a população visto que essas cirurgias tem um custo elevado, e requer técnicas específicas para a sua realização. Agradeço imensamente a brilhante equipe da saúde bucal de Capinópolis, em especial a nossa querida coordenadora Naia Fontoura por todo trabalho e dedicação para que tudo ocorresse perfeitamente”, disse a secretária de saúde.

Remover os sisos pode até parecer um procedimento voltado para crianças ou adolescentes, mas, em muitos casos, os “dentes do juízo”, como são conhecidos, só são retirados na idade adulta. Quando isso acontece, o procedimento pode ter algumas implicações na saúde geral, uma vez que o dente pode apresentar cáries ou desencadear doenças gengivais.

Segundo Cleidimar Zanotto —prefeito de Capinópolis— as parcerias público privadas são importantes para garantir um atendimento especializado e de qualidade, principalmente, devido à grave crise financeira ao qual os municípios atravessam. “Quando fala em saúde tudo que é feito ainda é pouco, mas o que me deixa feliz é ver os serviços sendo realizados, mesmos com a falta de repasses. Estamos atravessando momentos difíceis e estas parcerias que estamos buscando e de suma importância para a população.”, finalizou o prefeito.

Capinópolis sobre com a falta de repasses financeiros — neste mês de novembro, o montante a receber já supera os R$5 milhões.


Comments are closed.