Após decisão de prefeitos, aulas em escolas públicas voltam após o carnaval em MG

Atualizado às 08h7 de 22/01

A Associação Mineira de Municípios, com cerca de 350 prefeitos, decidiu que a rede municipal de educação só voltará às aulas no dia 11 de março, após o carnaval deste ano. As informações são do jornal O Tempo.

O retorno das aulas no estado está condicionado com a quitação integral do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do transporte escolar da gestão anterior. Se o pagamento não for feito em breve, uma nova data pode ser definida.

A Associação pede que todos sigam as recomendações, mas as prefeituras não são obrigadas a cumprir o acordo decidido na assembléia. Julvan Lacerda, presidente da AMM, disse ao jornal O Tempo que a medida busca economizar recursos escassos e adiar os gastos com transporte escolar e merenda. Ele ainda disse que o adiamento dará fôlego financeiro para algumas cidades.

Na região do Pontal do Triângulo Mineiro, a superintendência regional de Ensino não se pronunciou. O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, só tomará decisão após reunião na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba — AMVAP.

A reunião na AMVAP deve ocorrer no dia 29 de janeiro.

Perguntado pelo Tudo Em Dia se o início das aulas em março está descartado, o prefeito Cleidimar Zanotto disse que “não está descartado. Vamos tomar a decisão juntos. No meu pensamento, agora em fevereiro é melhor. Mas se não vier o dinheiro do Fundeb, fica difícil começar as aulas”, disse o prefeito de Capinópolis.

Bululu aprende as cores primárias (Imagem: Tudo Em Dia)

Menina de Capinópolis faz roteiro e narração de desenho animado que ensina as cores

PRF de Uberlândia apreende veículo clonado e documentos falsos