Barragem da Vale se rompe em Brumadinho/MG e atinge comunidade

Barragem de rejeitos se rompe em Minas Gerais Foto: Corpo de BombeirosBarragem de rejeitos se rompe em Minas Gerais Foto: Corpo de Bombeiros
Barragem de rejeitos se rompe em Minas Gerais Foto: Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para atender a ocorrência do rompimento de uma barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros de Contagem, que atende o município, há vítimas e várias viaturas foram enviadas ao local, além de um helicóptero.

A barragem que se rompeu é a do Córrego Feijão, que pertence à Vale. Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mineradora informou que apenas a área interna foi atingida.

Em nota, a Vale nformou que ocorreu, no início da tarde desta sexta-feira, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Os assessores informam que ainda não há confirmação sobre feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, acrescentam.

Uma jovem moradora de Nova Lima, e 17 anos, informou que o pai dela “escapou de morrer” no rompimento da barragem em Brumadinho. “Agora estamos tranquilos porque meu pai entrou em contato com a minha mãe e disse que está tudo bem”, informou a adolescente. “Ela informou que o pai trabalha há muitos anos na mina como técnico, mas ela não soube dar mais detalhes sobre vítimas.

Imagens da barragem de Brumadinho. CORPO DE BOMBEIROS MG/DIVULGAÇÃO

Por volta das 13h30, a Prefeitura de Brumadinho alertou em suas redes sociais para a população da cidade manter distância do leito do Rio Paraopeba.

A Prefeitura de Juatuba, cidade vizinha de Brumadinho, também emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira. A administração direcionou o aviso aos moradores do Bairro Francelinos, que beira o Rio Paraopeba. A Defesa Civil de Juatuba e o Conselho Municipal De Desenvolvimento Ambiental (Codema) está no local solicitando a retirada e máxima atenção da população, pois ainda não se sabe a gravidade do desastre.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)  enviou na tarde desta sexta-feira, a Brumadinho, na Grande BH, uma equipe com quatro pessoas que vão fazer levantamento sobre o licenciamento ambiental e tomar outras providências após o rompimento da Barragem Córrego dos Feijões, da mineradora Vale.
A equipe inclui dos técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais e mais duas da Fundação Estação do Meio Ambiente.

(Foto: PMMG)

Após emboscada, jovem tem o corpo queimado em colchão em Araguari

SAMU constatou morte da vítima do acidente ainda no local

Motociclista morre ao colidir com a traseira de carreta em Ituiutaba