Luciano Belchior comanda primeira sessão do Legislativo capinopolense como presidente

A primeira reunião da Câmara Municipal de Capinópolis em 2019 abordou uma pauta tensa. Temas como a Previdência dos servidores municipais e a Estação de Tratamento de Esgoto foram abordados

Primeira reunião da Câmara Municipal de Capinópolis sob comando de Luciano Belchior (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)
Primeira reunião da Câmara Municipal de Capinópolis sob comando de Luciano Belchior (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

A primeira sessão da Câmara Municipal de Capinópolis em 2019 foi comandada pelo novo presidente Luciano Batista Belchior (MDB). A reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (4) de fevereiro pontualmente às 19h30.

O nacionalismo foi exaltado com o hino nacional brasileiro no início da sessão legislativa.

O início da legislatura para o biênio 2019/2020 teve a benção do Padre Willian de Álvila — da Paróquia São Pedro e São Paulo. O religioso não polpou palavras durante o sermão direcionado aos edis e pediu união em favor de Capinópolis.

“Que todos os vereadores tenham a atitude bonita de somar e nunca de dividir. Que cada um de vocês tenham este gesto para com o presidente desta Casa de Leis, no sentido de união e harmonia. Procuremos esquecer — se necessário for— as nossas diferenças” salientou o padre.

O vereador Caetano Neto da Luz (PSDB) foi empossado como vice-presidente do Legislativo capinopolense. Caetano não participou do cerimonial de posse realizado no dia 02 de janeiro, já que visitava sua terra natal — o Tocantis. Durante discurso de posse, Caetano Neto da Luz relembrou a passagem bíblica do reinado de Salomão e enfatizou —”quando se administra com Deus, tudo é mais fácil”.

Uma pausa na reunião foi realizada para ‘eternizar’ a imagem de Ivo Américo na galeria de ex-presidentes da Casa de Leis. Um quadro com a foto do vereador foi afixado e se uniu ao de outras grandes personalidades que presidiram a Câmara Municipal nas últimas décadas. “Todos nesta galeria, prestaram um grande serviço ao povo capinopolense”, salientou o vereador Ivo Américo.

(esq) Luciano Batista Belchior e Ivo Américo durante fixação de quadro na galeria de ex-presidentes (Foto: Paulo Braga / Tudo Em Dia)
(esq) Luciano Batista Belchior e Ivo Américo durante fixação de quadro na galeria de ex-presidentes (Foto: Paulo Braga / Tudo Em Dia)

SESSÃO LEGISLATIVA COM PAUTAS INTENSAS

Uma das pautas que dominaram o momento dos ‘oradores inscritos’ foi o adiamento da volta às aulas na rede municipal de ensino. Várias críticas foram direcionadas ao prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto. Nem a base de apoio ao prefeito na Câmara concordou com o adiamento do início do ano letivo em Capinópolis.

Vários vereadores abordaram o tema relacionado ao adiamento do reinício das aulas na rede municipal de ensino.

Como já publicado pelo Tudo Em Dia, o município adiou a volta às aulas para o dia 11 de março de 2019 após decisão tomada de forma unânime pelos prefeitos e prefeitas na assembleia extraordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba — AMVAP — no dia 29 de janeiro de 2019.

Temas relevantes como início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto — ETE— e os pagamentos da Previdência Municipal dos servidores também foram abordados.

Aparecido Ribeiro (DEM) deu início à discussão sobre a falta de pagamentos da previdência municipal.

Ivo Américo (DEM) solicitará, por meio de ofício, extratos com saldos da conta da previdência municipal.

Bernaldo E. Cabral (PT) convocou os vereadores para uma fiscalização na ETE. O vereador Edward Sales Moreira foi além e chegou a sugerir a abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar — CPI— para investigar a antiga e a atual gestão municipal para apurar responsabilidades sobre o não funcionamento da ETE.

A falta de água potável no Bairro Barbosa II foi abordada pelo vereador Caetano Neto da Luz. O Bairro já conta com vários prédios residenciais e não há fornecimento de água potável por parte da Copasa.

 

Materiais apreendidos pela Polícia (Foto: PMMG/Divulgação)

PM prende dois suspeitos de tráfico de drogas em Ituiutaba

Quelita Maria de Souza foi hospitalizada após inalar o veneno

Funcionária da COOPTAL é hospitalizada após inalar veneno durante processo de reciclagem em Capinópolis