Volta às aulas: confira cuidados para a adaptação da criança

Incentivo e adaptação de horários são essenciais para tornar a transição de rotina mais suave

(Créditos: Divulgação)
(Créditos: Divulgação)

O início do ano letivo é um momento muito importante na vida das crianças e dos pais. Depois de vários dias de férias, há uma natural dificuldade de adaptação com o ambiente escolar, fato este que também reflete na disposição dos pais. Nesse contexto, é primordial tomar alguns cuidados com a saúde e com outros aspectos para tornar a transição mais suave à rotina. Ter uma alimentação leve e equilibrada, fazer exercícios e definir horários para ir para a cama são medidas indicadas para essa fase.

Antes de tudo, é necessário separar o material escolar e organizá-lo da melhor forma possível de acordo com o cronograma de aulas da criança. Nesse momento, você também deve providenciar vestimentas leves e que respeitem as regras da escola, como, por exemplo, o uniforme escolar. Também não esqueça de escolher o calçado mais confortável possível. O tênis infantil é um item indispensável para o bem-estar dos pequenos.

Depois que tudo estiver em ordem, uma dica é estabelecer horários para a criança ir para a cama. Como ela estava de férias, é comum que ela tenha mais sono caso estude de manhã e tenha se acostumado a dormir tarde. Começar a adaptação nas semanas anteriores é crucial para não causar um impacto muito grande na rotina. Converse com a criança se ela se mostrar arredia, demonstrando os benefícios de se conhecer novas pessoas e de reencontrar os amigos.

Os pais possuem um papel de extrema importância nesse processo. Por isso, se possível, também mude a sua rotina nos dias que antecedem a volta das aulas para incentivar as crianças. Quanto à alimentação dentro e fora de casa, o ideal é que ela seja o mais saudável possível. Se houver a necessidade de montar lanches para a escola, prefira um sanduíche natural, suco, fruta e água; bolachas e salgadinhos podem ser consumidos com moderação.

Para manter o corpo saudável, estimule a prática de atividades físicas, como exercícios e até mesmo a prática de uma modalidade esportiva. As brincadeiras ao ar livre também favorecem o banho de sol, uma ótima fonte de vitamina D para o organismo. A higiene pessoal também é importante para prevenir doenças. Se a criança vai para escola de transporte público, por exemplo, ensine-a que ela deve lavar as mãos ao chegar nos lugares.

Animal foi morto, possivelmente, à facadas (Foto: PMA/Divulgação)

Cachorrinho é morto à facadas em Ituiutaba

Mesa diretora do Legislativo Capinopolense (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

Veja as indicações apresentadas na Câmara de Capinópolis na reunião de 18/02/19