Prefeitura de Ituiutaba relança projeto de coleta de lixo rural

Prefeitura investe em equipamentos e relança projeto de coleta de lixo (Foto: Ascom)
Prefeitura investe em equipamentos e relança projeto de coleta de lixo (Foto: Ascom)

O prefeito Fued Dib participou, nesta quinta-feira, do lançamento do Projeto Coleta do Lixo Rural, que aconteceu na Escola Municipal Quirino de Moraes, região agrícola da Materinha. Nesta primeira fase foram adquiridos quatro caçambas e adaptado um poliguindaste em um caminhão para o transporte do lixo. O projeto total contempla a instalação de caçambas em 13 localidades diferentes, onde ocorre o descarte do lixo produzido na zona rural de Ituiutaba.

“Estamos aqui, ao lado destas crianças, alunos, diretora e professores da Escola Quirino de Moraes. Todos terão papel fundamental para nos ajudar a realizar o descarte correto deste lixo que será levado à sua destinação adequada. É dessa forma queremos que funcione aqui e em todos os demais locais onde pretendemos chegar com este projeto. O meio ambiente só tem a ganhar. Eu agradeço a participação de todos, esperando que possamos atingir o nosso objetivo”, disse Fued.

O secretário municipal de Obras, Vicente de Paula Fontoura Filho, lembrou que em 2007, um projeto semelhante foi criado pelo prefeito Fued Dib, mas foi desativado pelo prefeito que o sucedeu. Desde então esta coleta do lixo doméstico rural passou a ser feita de forma precária, com um custo elevado e com prejuízos para o meio ambiente. “Estamos fazendo o relançamento de um projeto que tinha tudo para dar certo, mas foi abandonado por questões políticas”, avaliou.

Atualmente são recolhidos e encaminhados até o aterro sanitário, mensalmente, cerca de 20 toneladas de lixo em diversos pontos da zona rural do município de Ituiutaba. Grande parte é descartado e amontoado inadequadamente, contaminando o solo e até mesmo algumas nascentes. Para recolher este descarte, a Secretaria de Obras mobilizava, até então, uma pá carregadeira com operador, um caminhão basculante com motorista e três ajudantes. Uma operação cara e ineficiente.

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, com crianças da zona rural (Foto: Ascom)
O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, com crianças da zona rural (Foto: Ascom)

“Agora no modelo atual, utilizamos apenas o motorista com o caminhão equipado com o poliguindaste e a caçamba. A nossa proposta de agora pra frente, é que tenhamos em cada ponto mapeado e identificado da zona rural para servir como descarte, uma caçamba pronta para receber o lixo descartado. E este veículo equipado fará, semanalmente, o recolhimento da caçamba cheia, deixando outra vazia no local”, explicou Vicente Fontoura.

Estiveram ainda no evento, acompanhando Prefeito Fued Dib, os secretários de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, Renato Moura; de Agricultura, Regys Braga e de Educação, Edmar Paranaíba. Fued elogiou a união das pastas em favor do relançamento do projeto, colocando-o como de fundamental importância para a comunidade rural.

Prefeitura investe em equipamentos e relança projeto de coleta de lixo (Foto: Ascom)
Prefeitura investe em equipamentos e relança projeto de coleta de lixo (Foto: Ascom)

Gestão correta de resíduos é prioridade da administração

No início da atual gestão em 2017, a atual administração recebeu o Município com vários problemas na gestão de resíduos. O aterro Sanitário teve a sua licença de operação indeferida pelo órgão ambiental. Levando a necessidade de assinatura do Termo de Ajuste de Conduta – TAC para a continuidade das operações. Desde então, muitas conquistas já foram alcançadas e as questões ambientais ganharam atenção especial sob a gestão do prefeito Fued Dib.
“O problema da correta destinação de resíduos é um assunto que preocupa toda a população. O lixo descartado de forma incorreta provoca vários problemas ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Este projeto ajudará a realizar a coleta adequada de todo o lixo produzido na zona rural e sua correta destinação, como já vem ocorrendo com o lixo produzido na área urbana”, destacou o secretário Renato Moura.

O Secretário de Agricultura, Regys Braga, avaliou de forma positiva e afirmou que levará informações sobre este projeto a todos os produtores do município, buscando junto à comunidade rural o envolvimento e a colaboração no que diz respeito ao descarte correto do lixo produzido. A secretária Edmar Paranaíba, observou a necessidade de levar a mensagem da Coleta Rural às demais escolas localizadas na zona rural.

Nesta primeira fase foram instaladas caçambas e placas indicativas na Escola Quirino de Moraes (Materinha), Escola Bernardo José Franco (São Lourenço) e a dez quilômetros do Posto Décio, na BR-365. Posteriormente, o projeto será levado a outros pontos, como a Comunidade das Sete Placas, Entrada da Região da Soledade, Três Vendas, Colégio Agrícola (Escola Archidamiro Parreira de Souza, Córrego do Açude), Escola do Córrego da Chácara, Comunidade Santa Rita, Salto, Engenho da Serra, Capão Rico e Córrego da Divisa, totalizando treze pontos de coleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Civil divulgou a foto do suspeito para a imprensa na tentativa de localizar outras vítimas

Médico de 36 anos fazia vídeos das partes íntimas de pacientes, inclusive, crianças

Júri condena criminosos que assassinaram grávida para roubar bebê em Ituiutaba