Prefeito de Uberlândia inaugura novos equipamentos sociais no Pequis

Na solenidade, também houve a assinatura da ordem de serviço para a reforma de duas unidades de saúde da região

Prefeito inaugura novos equipamentos sociais no Pequis (Foto: Ascom)
Prefeito inaugura novos equipamentos sociais no Pequis
(Foto: Ascom)

Para promover serviços e maior qualidade de vida a milhares de famílias da Zona Oeste da cidade, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta sexta-feira (22), dois equipamentos sociais em prol da comunidade próxima ao Residencial Pequis. Tratam-se de um novo Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) e uma nova Casa da Família/Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atenderão a população da localidade. Além disso, na ocasião, anunciou a reforma das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Pequis e do Monte Hebron.

O prefeito Odelmo Leão explicou a situação na qual foram encontradas as unidades de saúde do bairro assim que assumiu a prefeitura em 2017. “As unidades de saúde estavam todas destruídas, parte elétrica, banheiro, vidros. Esse é o fato para que as pessoas não venham mentir para o povo. Mas tomamos as providências. E, como primeiro ato, vamos começar as obras na segunda-feira (25) para entregar em aproximadamente um mês”, afirmou.

A presidente da associação de moradores do bairro Pequis, Eugênia Cruz, ficou satisfeita com a notícia. Uma das principais dificuldades dos moradores é o deslocamento a outros bairros para receber o atendimento à saúde. “O prefeito veio mais uma vez trazer a verdade para as pessoas sobre a UBS do bairro. É uma unidade que vai fazer toda diferença devido à distância que a gente mora. Os outros locais onde há atendimento são mais distantes, por exemplo, a UAI Luizote. E nós temos no bairro muitas pessoas que necessitam desse atendimento, como cadeirantes e pessoas com deficiência. A gente sabe que quanto mais próximo melhor.”

Novos equipamentos sociais

Na avenida Wilson Rodrigues da Silva, nº 940, funcionarão o novo Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica), além de uma unidade de Casa da Família/Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os equipamentos conduzidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação começarão a atender a população a partir da próxima segunda-feira (25). A previsão é que as estruturas gerem benefícios a mais de cinco mil famílias.

Na inauguração, o prefeito Odelmo Leão destacou que os novos equipamentos representam o compromisso da gestão municipal com a população. “A área social é uma de nossas prioridades. Neste ano, por exemplo, determinei que todos os Naicas ampliassem seu atendimento de 80 para 100 crianças cada. Quanto aos Cras, temos aprimorado nossas ações para acolher as famílias em vulnerabilidade. Só em 2018, foram quase 152 mil atendimentos em benefício destas pessoas”, ressaltou.

Cras

A nova unidade do Pequis será o 11º Cras instalado em Uberlândia. O serviço busca fortalecer os vínculos comunitários de famílias em situação de risco social, por meio de orientação, acompanhamento e encaminhamento à rede de serviços socioassistenciais. “O equipamento auxilia as famílias da região orientando o que elas devem fazer em todos os sentidos para serem encaminhadas para a rede, seja da criança, seja do Idoso, seja da mulher. As famílias são acompanhadas até que elas saiam da situação da vulnerabilidade”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques.

No ano passado, os 152 mil atendimentos nos espaços resultaram na execução de mais de 790 mil procedimentos, que incluem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), inscrições no CadÚnico, acesso a concessão de benefícios (Bolsa Família, Tarifa Social do Dmae, Tarifa Social da Cemig), retirada de segunda via de documentos, entre inúmeras outras atuações.

Naica

O equipamento recém-lançado será o nono Naica de Uberlândia. Trata-se de um espaço que atende, em caráter preventivo, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. Ao longo dos últimos meses, a gestão municipal já realizou as matrículas do público atendido.

No local, eles participarão de dezenas de atividades diárias, como informática, dança de rua, artesanato, capoeira, musicalização, percussão, instrumentos musicais, artes, teatro e maquiagem. O objetivo é propiciar um espaço seguro aos pequenos, enquanto seus pais possam trabalhar. No último ano, quase mil crianças e adolescentes integraram os espaços.

“Aqui elas vão ter várias atividades, profissionais que vão acompanhá-los o dia todo, alimentação balanceada. Então, vamos proporcionar momentos muito interessantes e fornecer o necessário para que as crianças e adolescentes cresçam como um bom cidadão para o futuro”, complementou a secretária.

Há um ano morando no bairro, Ian Pablo, 11 anos, gostou da estrutura e já está animado para as atividades que vai participar. “Eu gostei da quadra, quero fazer aula de futebol, informática. Moro aqui há um ano e já estou gostando do que o naica vai oferecer”, contou.

Para a presidente da associação de moradores, Eugênia Cruz, é de suma importância a região ganhar um Naica. “Sabemos que esse tempo do contra-turno que o aluno poderia, às vezes, estar fazendo qualquer coisa da vida, ele estará dentro do Naica, sendo acompanhado e fazendo atividades propostas pelo núcleo”, disse.

Reforma das unidades de saúde

O evento também foi marcado pela assinatura da ordem de serviço para a reforma das UBSFs do Monte Hebron e Pequis. Com um investimento superior a R$ 78 mil da gestão municipal, será possível fazer melhorias na pintura, em portas e parte elétrica, além de prever a instalação de extintores de incêndio e outros aparatos de segurança. O serviço começará na próxima segunda-feira (25) e será executado pela empresa vencedora da licitação, Lok Service Tecnologia Eirell.

SECOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Júri condena criminosos que assassinaram grávida para roubar bebê em Ituiutaba

Pai morre e bebê fica ferida em acidente próximo à Uberlândia