Após record na era PT, Minas tem o menor número de roubos dos últimos 7 anos

O acentuamento no índice de roubos teve início no último ano do tucano Anastasia e teve record no governo petista de Fernando Pimentel

Crédito (foto): Gil Leonardi/Imprensa MG
Crédito (foto): Gil Leonardi/Imprensa MG

O número de roubos em Minas Gerais caiu 32% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 7.110 registros de roubos a menos nos três primeiros meses de 2019, o que significa a redução de 79 ocorrências por dia deste tipo de crime no estado.
Os 22.800 registros da modalidade entre janeiro e março de 2018 caíram para 15.690 em 2019. O resultado é o melhor dos últimos sete anos em Minas Gerais e aponta para uma aproximação de resultados do ano de 2012.

A redução do número de roubos em Belo Horizonte pode ter contribuído para o bom resultado no estado. A queda desta modalidade na capital foi de 33,3%, com os registros diminuindo de 7.725 no primeiro trimestre de 2018 para 5.153 no mesmo período deste ano.

No interior, vale ressaltar, 676 municípios, o que significa 79,3% do total, não registraram roubos ou tiveram melhoras em seus índices, avaliando os primeiros três meses de 2018 com 2019.
Entre os destaques com melhores resultados no trimestre estão Belo Horizonte (-2.572 registros), Contagem (-738 registros) e Montes Claros (-421 registros).

Homicídios
Importante indicador mundial de violência, o número de vítimas de homicídio também diminuiu 16,2%, passando de 860 vítimas para 721 nos três primeiros meses deste ano. O resultado do trimestre no crime de homicídios também é o melhor dos últimos oito anos.


Na avaliação geral, dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã, 11 apresentaram queda no primeiro trimestre do ano (ver quadro). Lesão Corporal é a exceção, com crescimento de 0,3%.

Informações na internet
O Governo do Estado de Minas Gerais reafirma, mais uma vez, seu compromisso com a transparência. O número de informações sobre criminalidade disponibilizado aos cidadãos dos 853 municípios mineiros, todos os meses, na internet, será aumentado de 12 tipos para 18.
A partir desta terça-feira (9/4), passam a ser divulgados de forma regular, no site da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e no portal Minas em Números (www.numeros.mg.gov.br), os dados de roubo a estabelecimentos comerciais, residências, veículos, transporte coletivo, cargas e transeuntes de todos os municípios e regiões do estado.
“Uma das diretrizes do governador Romeu Zema é dar à nossa população informações com a maior transparência possível. Quando acrescentamos mais dados, estamos refinando nossos indicadores, o que permite colocar mais foco no nosso trabalho, no nosso esforço, para trazer o que chamamos de sensação de segurança às ruas”, ressalta o secretário de Segurança Pública, general Mario Araujo.
Na avaliação do trimestre, todos os seis alvos de roubos tiveram queda. Entre os destaques estão o número de veículos roubados (-41%) e roubos a estabelecimentos comerciais (-39%).

(Foto: PMMG/Divulgação)

Menores são presos por suspeita de tráfico de drogas próximo à escola em Patos de Minas

Os 50 sites mais acessados do Brasil em 2019