Pequenos produtores fazem reivindicações na Câmara Municipal de Capinópolis

O Presidente do Legislativo durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. A reunião estava suspensa no momento que os feirantes tiveram a oportunidade de falar aos parlamentares (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

Pequenos produtores e feirantes fizeram reivindicações na Câmara Municipal de Capinópolis durante a sessão ordinária desta segunda-feira (10) de junho.

O presidente Luciano Belchior (MDB) deu início à reunião parlamentar com o Hino Nacional e o Hino de Capinópolis — como de praxe.

Os feirantes e pequenos produtores de Capinópolis questionaram os vereadores sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal — SIM. O SIM fará a fiscalização de todos os produtos de origem animal, sendo a fiscalização no processo de produção destes produtos, ou seja, na agroindústria tanto de pequena, média ou grande porte.

Os feirantes questionaram a falta de estrutura para implantação do selo de qualidade. Muitos deste feirantes produzem carne de aves, suínos e bovinos e temem não ter condições de vender seus produtos, caso não consigam o selo. A Betânia Campos, que reside na região da ‘Boca da Mata’ e representou a os outros feirantes, a implantação do SIM poderá gerar clandestinidade e impedir que os produtores consigam venderes seus produtos.

Os parlamentares foram pontuais em ressaltar que todos os produtos com higiene e qualidade terão o selo de qualidade garantido.

A estrutura da feira da Avenida 99 também foi colocada em pauta. Segundo Nilva Batista de Moraes, que mora na rua da feira, o local é um patrimônio de Capinópolis e não pode ser removida daquela localidade. Nilva ainda criticou duramente a instalação de sinalizadores — também conhecidos como tartarugas— na rua da feira. “Já ajudei muitos idosos a levantar do chão após tropeçarem nas tartarugas. É um absurdo”, disse.

A falta de banheiros públicos na feira da Avenida 99 também foram questionadas. O vereador Bernaldo Evaristo Cabral ressaltou que já fez indicação no passado para que o Poder Executivo instale banheiros na localidade. Na ocasião, o Tudo Em Dia chegou a publicar a indicação 25/2017 em 13 de fevereiro de 2017.

As discussões para implantação do SIM na região do Pontal do Triângulo Mineiro tiveram início em 2015, como publicado pelo Tudo Em Dia à época (leia).

MATÉRIAS APROVADAS DURANTE A SESSÃO ORDINÁRIA

Projeto de Lei 1.911 — Ivo José Américo— Autoriza o Poder Executivo a denominar ‘Conjunto Habitacional, Novo Bairro, Logradouro ou via pública com o nome da Sra. “Sônia Maria Belchior”.

Projeto de Lei 273 — Gilvan Alves Gama— Denonina a terceira sala do andar térreo desta Casa de Leis, de ‘Engenheiro Agrônomo Dr. Abílio Belo Pereira’.

Projeto de Resolução 274 — Gilvan Alves Gama— Denomina a quarta sala do andar térreo desta Casa de Leis, de ‘Vereador Roney de Almeida Garcia’.

Indicação 95/2019 — Ivo José Américo — Doar/Destina espaço para construção de uma guarita para a Polícia Militar, Construindo a mesma em parceria do Executivo com os comerciante locais, com messa, banheiro, computador e espaço físico para plantões policiais, na Praça João Moreira de Souza, em local estratégico.

Indicação 96/2019 — Bernaldo Evaristo Cabral — Criar Conselho Municipal de Promoção de igualdade racial.

Indicação 97/2019 —Edward Sales Moreira / Suely Pricinoti — Promover curso de capacitação e atualização para todos os servidores que ocupam o cargo de ‘motorista’ no município de Capinópolis.

Indicação 98/2019 — Instalar braços com lâmpadas nos postes situados na Rua José Guimarães, no bairro Vale dos Sonhos, virando-os para a rodovia MGC-154, principalmente na esquina com a Avenida Altino Batista de melo, onde há uma estrada/saída do bairro.

Indicação 99/2019 — Instalar porta de correr entre a sala de medicação e emergência, no Pronto Socorro Municipal, para que não tire a privacidade dos pacientes que chegam para atendimento na emergência.

Homem de 32 anos é morto à facas por ciúmes em Ituiutaba

Edivaldo Salgado Diniz (Foto: Paulo Braga)

Encarregado da Copasa em Capinópolis é sabatinado na Câmara sobre falta d´água no Barbosa II