Recém-nascido é transportado na aeronave do SAMU até UTI Neonatal em Patrocínio

SAMU (Divulgação)
SAMU (Divulgação)

A transferência de um recém-nascido, com a utilização de um helicóptero do SAMU na tarde de quinta-feira (27) para uma UTI Neonatal no município de Patrocínio, foi acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, o secretário Elias Hércules Neto mais uma vez destacou a implantação do SAMU em Ituiutaba, como uma das mais importantes realizações da área da saúde na atual administração.

“Estamos inseridos hoje em uma rede de atendimento na área da saúde extremamente bem equipada. A participação de Ituiutaba no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Triângulo Norte (CISTRI) nos permite realizar este trabalho que estamos vendo aqui. Uma vez acionado para atendimento a uma criança que nasceu prematuramente, o serviço de triagem do SAMU já identificou a vaga em uma UTI Neonatal e providenciou o rápido deslocamento. Um conjunto de ações extremamente importantes no resultado do tratamento do paciente”, disse o secretário Elias Hércules.

O secretário executivo do Cistri, Rodrigo Alvim, que esteve em Ituiutaba acompanhando a operação de resgate e transporte da criança nascida prematuramente, de 33 semanas, para uma UTI Neonatal, comentou que esta foi o sétimo atendimento feito com a utilização da aeronave na área de atuação do Consórcio, sendo a primeira na cidade de Ituiutaba. 

“Trata-se de uma operação gigante onde o nosso lema é que a vida não tem preço. E sabemos que o tempo é vida. Quanto menor o tempo de atendimento, maiores são as chances de recuperação e sobrevida, assim como são menores os riscos de sequelas para o paciente. A instalação do SAMU aqui na região trouxe um ganho muito grande para a área da saúde”, comentou.

Ele destacou ainda, que no dia 3 de julho o SAMU completa um ano de atuação através do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Triângulo Norte (CISTRI), com mais de 30 mil atendimentos realizados em toda a região

Veja como foi a negociação entre assaltantes e a PM em Uberaba

Esporte movimentou o ginásio municipal em Ipiaçu