Câmara deve aprovar PL da equoterapia na segunda (01)

A Câmara Municipal de Capinópolis deve aprovar de forma unânime o Projeto de Lei (PL) nº. 1.912, que institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública. O PL, de autoria dos vereadores Luciano Batista Belchior (MDB) e Caetano Neto da Luz (PSDB), tem o objetivo de beneficiar pacientes com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Segundo o presidente do Legislativo Capinopolense, Luciano Belchior, a equoterapia leva benefícios físicos e psicológicos aos pacientes.

“Os principais ganhos são os motores e os psicológicos, no entanto, pode-se observar também o aumentando na autoestima e a autoconfiança dos pacientes onde o sistema é executado. A Câmara Municipal de Capinópolis será parceira na execução do projeto, juntamente com a ACACAP e com a Escola de Ensino Especial”, disse o presidente. Luciano Belchior vem direcionando os esforços do Legislativo para valorizar as pessoas, as instituições e estreitar os laços com a população de Capinópolis.

“Em 2013, a implantação da equoterapia foi abordada na Câmara Municipal de Capinópolis, por meio de uma indicação que nós fizemos. Em 2017, a Lei foi aprovada na Câmara, mas, infelizmente, foi vetada. O Legislativo capinopolense está empenhado em aprovar e auxiliar na execução deste projeto — o que aumenta nosso entusiasmo com relação aos resultados. A ACACAP completará um ano de funcionamento agora em agosto e vamos transformá-la em utilidade pública municipal. Posteriormente, trabalharemos para que a instituição também seja reconhecida no Estado de Minas Gerais com tal titularidade de utilidade, para que possa receber recursos estaduais”, pontuou o vereador Caetano Neto da Luz.

Na última segunda-feira (24), o PL foi aprovado na Câmara Municipal em primeira votação. No mesmo horário da sessão ordinária, uma reunião realizada no Centro de Convenções ‘Cândido Antônio Vaz’ discutia a implantação da equoterapia em Capinópolis.

O encontro reuniu a APAE e a Associação de Cavaleiros e Amazonas de Capinópolis — ACACAP— com a presença do Coronel Sérgio Cirilo, da Associação Nacional de Equoterapia — ANDE, que é responsável pela formação de monitores e pessoas em todo o país, qualificando-os para atuar nos centros de Equoterapia.

Participaram também do evento o presidente da ACACAP – Mário Paes Leme, o prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson, os vereadores Gilvan Gama e Joãozinho, o diretor da APAE, Valdeci Ferreira, a presidente da APAE de Capinópolis, Luzia Belo Pereira e demais profissionais e pais de pacientes que apoiam a iniciativa de se implantar a equoterapia em Capinópolis.

Reunião ocorreu no Centro de Convenções 'Cândido Antônio Vaz' (Foto: Ascom/Prefeitura)
Reunião ocorreu no Centro de Convenções ‘Cândido Antônio Vaz’ (Foto: Ascom/Prefeitura)

O Cel. Sérgio Cirilo passou toda a terça-feira em Capinópolis se reunindo com o pessoal da ACACAP, o prefeito Cleidimar Zanotto e demais lideranças de Capinópolis, levando orientações sobre a implantação da equoterapia no município.

Sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinópolis (Foto: Arquivo/Tudo Em Dia)
Sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinópolis (Foto: Arquivo/Tudo Em Dia)

“É mais um desafio que estamos enfrentando e acreditamos que com a parceria da ACACAP e de toda a comunidade nós conseguiremos”, disse o vice-prefeito Jaisson em entrevista a uma rádio local.

Motociclista de 25 anos fica ferido em acidente com ônibus de Gusttavo Lima

Dois menores são apreendidos com maconha em Ituiutaba