Alerta de falta de soro antiofídico e antirrábico em MG

A falta dos imunobiológicos se dá pela inadequação de dois — dos três laboratórios produtores.

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais alerta para a falta de soro antiofídico e soro antirrábico no estado. O problema é grave e similarmente, atinge várias regiões do Brasil.

Os soros são fornecidos pelo Ministério da Saúde.

O problema de desabastecimento se deu, sobretudo, por inadequações em dois dos três laboratórios que produzem os soros. As exigências haviam sido solicitadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária —Anvisa. A redução na produção dos imunobiológicos, como resultado, já impacta toda a rede de atenção à saúde do Brasil.

Segundo apuração do Tudo Em Dia, os estoques dos soros só devem ser totalmente regularizados —em todo o território nacional— só a partir de janeiro de 2020.

PREVENÇÃO

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

Em Capinópolis, no Triângulo Mineiro, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população redobre os cuidados.

Uma das formas de prevenção de contágio pelo vírus da raiva animal, é evitar o contato com os animais transmissores do vírus rábico. Cães e gatos sem vacinação e morcegos infectados são um grande risco.

Com o propósito de prevenção, a Secretaria de Saúde recomenda que a população rural instale telas em janelas e portas, evitando a entrada de morcegos. Na zona urbana, contudo, a recomendação é evitar o contato com animais atropelados. A Secretaria de Saúde ainda ressalta que pode haver risco elevado de mordida em caso de separar briga entre os animais.

Ademais, o cuidado com picadas de animais peçonhentos —como cobras— deve ser redobrado.

OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou o fim do estoque de soro antirrábico. Cidades de Sergipe e de Mato Grosso já confirmaram falta de soro antiofídico.

Homem de 37 anos é preso após matar idoso à facadas em Ituiutaba

Secretária de Saúde é homenageada na Câmara Municipal de Capinópolis