Canápolis cria personagens para inspirar e divulgar a cultura na região

‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ foram criados com foco no público infantil e tem a missão de expandir o interesse de jovens e crianças pela cultura

 'Patrimoninho' e 'Culturinha' (Foto: Divulgação)
‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ (Foto: Divulgação)

Dois personagens infantis, criados pela Casa De Cultura de Canápolis, no Minas Gerais, vem ganhando o carinho e a admiração de toda a região. ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ foram criados para divulgar e inspirar ações culturais em Canápolis e em toda a do Triângulo Mineiro.

A iniciativa pioneira surgiu da equipe do setor de Patrimônio do Departamento de Cultura do município. ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ foram designados os ’embaixadores da cultura canapolina’.

Quem são Patrimoninho e Culturinha?

Segundo a professora coordenadora da Casa de Cultura de Canápolis, Alessandra Pidruca, foram utilizadas estratégias de linguagem para criar os personagens. “É sabido que as crianças se identificam com personagens semelhantes a si, estabelecendo uma relação de comunicação fluida e de identificação imediata, tanto no conteúdo quanto na forma. Trata-se de recurso amplamente utilizado em linguagem cinematográfica, televisa e impressa. Pensando nisso, imaginamos um casal de personagens, com visual inspirado em crianças, trajados e coreografados em conceitos de fácil assimilação pedagógica e denominados de acordo com a intenção maior do projeto: divulgar a preservação patrimonial e promover a cultura local. Assim, surgiram ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha'”, disse Alessandra Pidruca.

Alessandra Pidruca anuncia os personagens  'Patrimoninho' e 'Culturinha' (Foto: Divulgação)
Alessandra Pidruca anuncia os personagens ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ (Foto: Divulgação)

Os personagens culturais foram apresentados a aproximadamente de 600 alunos do terceiro ao sexto-ano do Ensino Fundamental do município. O evento de apresentação dos ícones culturais, contudo, foi complementado por um outro recurso atrativo — o lançamento de um álbum de figurinhas. O álbum retrata o patrimônio cultural de Canápolis e para ser corretamente complementado, o aluno deve estar atento à leitura de informações culturais no próprio álbum.

“A identificação e o sucesso da iniciativa foram imediatos, pois além dos personagens em si e do álbum de figurinhas, a Casa de Cultura encomendou um jingle alusivo, que foi rapidamente memorizado pelas crianças e entoado no evento de lançamento em 28 de junho de 2019”, complementou Alessandra Pidruca.


Ouça o jingle

Vida longa aos personagens

A trajetória de ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ tende a ser longeva. Segundo a coordenadora da Casa de Cultura, o Legislativo Municipal tenciona apresentar, em breve, Projeto de Lei para que os personagens se tornem oficialmente os ’embaixadores da cultura’ do município.

 Os  'Patrimoninho' e 'Culturinha' acompanhados durante evento em Canápolis (Foto: Divulgação)
Os ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ acompanhados durante evento em Canápolis (Foto: Divulgação)

Festa do abacaxi

No dia 14 de julho, ‘Patrimoninho’ e ‘Culturinha’ se apresentarão no palco da Festa do Abacaxi. Em agosto, os personagens visitarão todas as escolas de Canápolis, a prefeitura, o fórum da cidade e outros entes municipais. Os personagens estão focados em consolidar a missão que norteiam todas as ações — conscientizar, informar e criar um comportamento de preservação, valorização e identificação dos cidadãos com a cultura local, razão maior da identidade dos canapolinos com sua terra, suas tradições e sua forma de ser e pensar.

Prefeito Ualisson Carvalho recebe o carinho das crianças (Foto: Divulgação)
Prefeito Ualisson Carvalho recebe o carinho das crianças (Foto: Divulgação)

O Prefeito Ualisson Carvalho Silva, esteve junto às crianças e acrescentou. “A nossa cultura é diversificada e merece toda a atenção, a Educação Patrimonial trabalhada em nossa Canápolis, tem o objetivo de implementar uma postura educativa voltada para o Patrimônio Cultural. É a Casa de Cultura, realizando mais uma ação de Educação Patrimonial, sempre atenta e atuante para cumprir sua missão em benefício de Canápolis e em respeito a todos os esforços de tantos que, no desejo de construir uma identidade, de trabalhar em prol da mesma por tantas gerações e em proporcionar esse sentimento que hoje nos une, agora se consolidam, no passado e no presente e possivelmente também no futuro, em preservar nossa identidade”, finalizou o prefeito de Canápolis.

Canápolis demonstra à toda a região que o fomento à cultura e à preservação do patrimônio histórico são essenciais na formação dos jovens. Importantes eventos culturais já foram realizados recentes. Tanto o ‘Café Cultural‘ , quanto o ‘Fim de Semana Cultural‘ e o ‘Café com poesia‘ são grandes inspirações.

As ações da Casa de Cultura apontam que a criatividade e o amor fazem a diferença.

Secretária de Saúde é homenageada na Câmara Municipal de Capinópolis

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-365