Secretária de Saúde é homenageada na Câmara Municipal de Capinópolis

Sandra Barbosa demonstrou grande domínio das pautas relacionadas à saúde. Ao final da prestação de contas, ficou surpresa com a homenagem recebida

Sandra Barbosa recebe homenagem na Câmara Municipal de Capinópolis (Foto: Paulo Braga)
Sandra Barbosa recebe homenagem na Câmara Municipal de Capinópolis (Foto: Paulo Braga)

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS — A secretária de saúde, Sandra Barbosa, prestou contas de sua atuação como gestora da saúde pública no município na noite desta segunda-feira (08) de julho. A secretária compareceu cordialmente ao Legislativo capinopolense após convite da Casa de Leis, oficializado pelo vereador Daniel França.

Sandra Barbosa expôs dados técnicos e estatísticas do segmento de saúde em Capinópolis. Barbosa, demonstrando grande domínio das pautas abordadas, respondeu perguntas formuladas pelos edis.

Segundo a secretária, cirurgias de hérnia, hemorroidas, varizes e partos são realizadas em no Hospital Faepu. Procedimentos cirúrgicos de maior complexidade são realizados em outros municípios conveniados.

Ainda de acordo com a secretária, o município acaba intervindo financeiramente em alguns casos de tratamentos de urgência. “Chegou uma paciente lá há uma semana (…) a paciente já perdeu uma visão e a outra visão já perdeu 30%. Ela precisa de um procedimento de máxima urgência (…) eu não vou aguardar a UFU, por que, se eu for aguardar, [a cirurgia] vai sair daqui a três anos”, disse Sandra. A paciente ao qual a secretária se referia, já passou por uma nova avaliação médica e iniciará o tratamento da visão na próxima semana.

Os parlamentares pontuaram os avanços que a saúde pública vem alcançando em Capinópolis nos últimos dois anos e meio. Este período compreende o início do mandato do prefeito Cleidimar Zanotto.

Sandra Aparecida Barbosa Fernandes é natural de Santa Vitória, no Pontal do Triângulo. Até 2016, foi responsável pela gestão da secretaria de saúde de Santa Vitória. Em 2017, atendendo ao convite do prefeito Cleidmar Zanotto, assumiu a pasta da saúde em Capinópolis. Em 2019, foi eleita primeira secretária do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais — COSEMS/MG.

Após a prestação de contas —que durou cerca de uma hora e meia— Sandra Barbosa recebeu uma placa com o seguinte texto — “Parabenizando a sra. Sandra Aparecida Barbosa Fernandes pelo excelente trabalho que tem desenvolvido como Secretária Municipal de Saúde de Capinópolis, Minas Gerais. Poder Legislativo de Capinópolis, Minas Gerais, aos 08 de julho de 2019”.

O presidente do Legislativo, Luciano Belchior, disse que acompanha de perto o trabalho da secretária. “Parabéns por ser essa ótima gestora dos recursos da saúde. Muitos destes recursos advêm do trabalho dos parlamentares deste Legislativo em parceria com a base aliada em Belo Horizonte e Brasília”, disse Luciano Belchior.

Em suas considerações finais, Sandra disse estar honrada com a homenagem. “Eu não esperava isso. Para mim é uma surpresa grandiosa e me sinto muito honrada com essa atitude. Este é um motivo para que eu trabalhe ainda mais pelo povo de Capinópolis”, finalizou.

(esq) Graziele França Silva , Marilane Vilela, Sandra Barbosa, Luciano Belchior e Carla Aparecida Oliveira (Foto: Paulo Braga/ Tudo Em Dia)

Representantes de segmentos específicos da área de saúde acompanharam a prestação de contas. Marilane Vilela representou o setor de combate à endemias; Graziele França Silva, o setor de saúde bucal e a enfermeira Carla Aparecida Oliveira, representou os agentes de saúde.

Resumo das matérias apresentadas na sessão ordinária de 08 de Julho de 2019

Projeto de Lei — Caetano Neto da Luz, Luciano Batista Belchior e Daniel Alves França— Inclui o inciso IV ao art. 171 da Lei Complementar nº. 39, de 15 de setembro de 2006.

Indicação nº. 116/2019 — Neide Aparecida Martins Souto— Aterrar a Rua São Pedro no final do Bairro Novo Horizonte, uma que há uma depressão que tem acumulado água naquele local, podendo servir de criadouro do mosquito da dengue.

Indicação nº. 117/2019 — Neide Aparecida Martins Souto— Plantar grama ao lado da calçada do pasto da Rua São Pedro, objetivando evitar que a água cause danos àquele calçamento durante o período chuvoso.

Indicação nº. 118/2019 — Neide Aparecida Martins Souto— Manter entendimentos com a CEMIG e COPASA, objetivando que as mesmas doem ao menos 1% (um por cento) do que arrecadam, com a finalidade de auxiliar no pagamento dos talões das pessoas que não possuem condições de quitá-los.

Indicação nº. 119/2019 — Bernaldo Evaristo Cabral— Firmar convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais, e com o Ministério do Meio Ambiente, objetivando início do serviço de licenciamento ambiental pelo Município de Capinópolis.

1º Votação do projeto de lei 157/2019 —que institui o cargo de Psicopedagogo— em Capinópolis. O projeto foi aprovado em 1ª votação por 9×1. O PL altera o art. 34 da Lei Complementar nº. 20 de 7 de novembro de 2000. “Art. 34. É criado o quadro dos profissionais da Educação do Município, que será constituído de cargos de diretor de escola, professor, supervisor pedagógico, psicopedagogo, secretário escolar, auxiliar de secretária, auxiliar de biblioteca, auxiliar de serviços e zelador de escola”.

(Foto: reprodução)

Alerta de falta de soro antiofídico e antirrábico em MG

Canápolis cria personagens para inspirar e divulgar a cultura na região