Conheça 5 motivos para fazer psicoterapia e viver melhor

A psicoterapia é um espaço onde o paciente pode ser quem realmente é

A psicoterapia é um espaço especial de atenção às dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-las. O ser humano, desde seu nascimento, vive em ambientes vinculares e problemas relacionados à esses vínculos afetam profundamente a capacidade que as pessoas têm de amar, trabalhar e viver.

À primeira vista a psicoterapia pode parecer um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, entretanto, pesquisas revelam que a psicoterapia reduz significativamente o uso de medicamentos e intervenções hospitalares.

A saúde psicológica é pré-condição e parte integrante, sobretudo, da nossa saúde global. Hoje em dia não é possível falar em doenças sem uma consideração pela dimensão psicológica e emocional.

Quando paramos para analisar percebemos quantos benefícios a psicoterapia nos oferece e que estar bem não tem preço.

Infelizmente ainda não é comum em nossa cultura fazermos psicoterapia. Muitas vezes é difícil entendermos que em determinadas situações é necessário a ajuda de um profissional. Isso acontece por inúmeros fatores como a dificuldade que temos de nós mostrarmos para o outro como realmente somos e entrarmos em contato com aquilo que nos gera sofrimento.

Além disto, lamentavelmente ainda existem pessoas que associam psicoterapia a um serviço destinado a pessoas com algum tipo de transtorno mental, o que contribui para que o preconceito permaneça intrínseco em nossa sociedade.

É preciso reafirmar que a psicoterapia é um ato de cuidado consigo mesmo e não há motivos para nos envergonharmos disso.

Outro aspecto a se destacar é que a psicoterapia é um trabalho realizado por um profissional eticamente comprometido e tecnicamente qualificado, portanto, suas orientações difere-se completamente do senso comum, pois a psicologia trata-se de uma ciência.

Outro aspecto a se destacar é que a psicoterapia é um trabalho realizado por um profissional eticamente comprometido e tecnicamente qualificado. Portanto, suas orientações difere-se completamente do senso comum, pois a psicologia trata-se de uma ciência.

Situações em que se deve buscar ajuda psicológica:

  • Tratamentos de transtornos como pânico, anorexia, bulimia, depressão, ansiedade, TDAH, etc.
  • Resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais etc.
  • Crises existenciais e transições difíceis como o luto.
  • Aquisição de autoconhecimento, autoestima, autonomia e amadurecimento pessoal etc.
  • Dificuldades em lidar com os problemas vivenciados.

Cinco motivos para fazer psicoterapia:

  • É essencial ter alguém em quem confiar e com quem se possa dividir os problemas vivenciados. Compartilhar ajuda a aliviar a carga emocional e consequentemente se sofre menos.
  • O processo terapêutico produz a formação de um vinculo afetivo. Trata-se de uma relação de ajuda, compreensão e apoio. É mais fácil vivenciar situações difíceis e lidar com sentimentos ruins através de uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho.
  • A psicoterapia funciona como um ponto obrigatório para se parar e refletir sobre a própria vida. O psicólogo, através de seu conhecimento, consegue identificar o que pode estar errado em sua vida. O profissional apontará ainda, a direção na qual você está seguindo e quais mudanças são necessárias.
  • O psicólogo verá sua vida com olhar e perspectiva diferente de você. Assim, o psicoterapeuta te ajudará a enxergar as situações de uma forma que antes, sem ajuda, você não conseguia enxergar.
  • A psicoterapia é um espaço de liberdade, onde você pode ser quem realmente é e falar sem medo sobre aquilo que sente. O terapeuta está ali para te ouvir, compreender, ajudar e não para te julgar.

Sempre que necessário procure a ajuda de um profissional.
Cuidar da nossa saúde mental e emocional deve ser um hábito como qualquer outro em nossas vidas.

O sofrimento da alma é tão válido quanto o sofrimento físico e o verdadeiro cuidado é aquele que vem de dentro para fora!

Publicidade Contextual pode melhor em 20% performance de anúncios

Billie Eilish fala sobre teoria que Avril Lavigne morreu e foi substituída