Jucemg fechará prédios em Uberaba e Uberlândia

A Jucemg é responsável por Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins no Estado de Minas Gerais

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) informou que fechará as seis unidades físicas próprias de atendimento ao público no interior do Estado. Entre elas a de Uberlândia e Uberaba.

O serviço continuará sendo prestado normalmente por servidores da Junta, que vão atuar em novos postos de atendimento que serão disponibilizados em dependências de outros órgãos e entidades parceiras do governo.

Foi informado que nenhum servidor será exonerado, nem haverá interrupção no atendimento presencial aos empresários. As mudanças vão ocorrer de forma gradativa.

A Jucemg também informou que o cronograma das mudanças está em fase de elaboração. As datas e os novos locais de atendimento ainda serão divulgados.

Confira as cidades que terão o prédio fechado: Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros.

Contenção de despesas

O fechamento do prédio é em alinhamento com a política econômica do governo do Estado na busca pela contenção de despesas e melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão, e em conformidade com o decreto nº 47.689, de 26 de julho de 2019.

A Jucemg informou também que a medida se deve à ociosidade dos espaços físicos das instalações próprias de atendimento do interior. Principalmente porque existe um processo de informatização dos serviços prestados pelo órgão, em especial o Registro Digital de empresas.

Em 2019, por exemplo, das mais de 304 mil solicitações protocoladas na Jucemg, 99,81% foram feitas pelo site. Desse total de solicitações recebidas em 2019, apenas 340 foram protocoladas presencialmente nas seis unidades próprias do interior.

A unidade de Belo Horizonte e os outros postos de atendimento da Jucemg em outras regiões do Estado seguem funcionando, dentre os quais se destacam a Sala Mineira do Empreendedor e as Unidades Jucemg Minas Fácil.

Jucemg na região

A finalidade da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é executar e administrar, no Estado, os serviços próprios do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, conforme a legislação federal.

Além disso, atua para fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado.

Confira quais unidades funcionam em municípios da região:

  • Sala Mineira do Empreendedor: Araguari, Araporã, Campina Verde, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas, Prata, Santa Vitória e Uberaba.
  • Unidade Jucemg Minas Fácil Digital: Araxá, Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia.
  • Unidade Jucemg Minas Fácil: Uberaba

G1 Triângulo

Prefeitura de Capinópolis cede desconto de 100% nas multas e juros no Refis

Deltan Dallagnol incentivou investigação ao ministro do STF Dias Toffoli