Prefeitura de Uberlândia disponibiliza barraca de apoio a romeiros

A tradicional estrutura com 500 m² está localizada no km 565 da BR-365

FOTO: Cleiton Borges
FOTO: Cleiton Borges

A centenária Festa de Nossa Senhora D’Abadia em Romaria é considerada patrimônio imaterial de Minas Gerais e mobiliza milhares de fiéis a cada edição.

Por mais um ano, ao longo da caminhada de fé, os romeiros terão local garantido para comer, descansar e ter acesso a cuidados médicos.

Desde a manhã da última sexta-feira dia 2 de agosto, a Prefeitura de Uberlândia iniciou o atendimento aos devotos em sua barraca de apoio, oferecendo sopa, enfermeiros, ambulância, água quente para escalda-pés e local para descanso.

Localizada no km 565 da BR-365, a estrutura possui 500 m² e estará disponível aos peregrinos até a noite de 11 de agosto.

O trabalho contará com a atuação de equipes das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos; Meio Ambiente e Serviços Urbanos; Obras; Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil; Saúde; Administração; Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

“Neste ano teremos um grande espaço para acolher os peregrinos em uma estrutura moderna e aprimorada. É importante ressaltar que contamos com a colaboração não só dos servidores da Prefeitura, mas, também, de voluntários de diversas igrejas católicas do município que se dispuseram a ajudar” relatou o chefe do Núcleo de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Obras e coordenador da montagem, José Carlos da Cunha.

Ao lado do primo Jordan Souza, a massoterapeuta Rejane Cunha saiu cedinho de Araguari e fez a caminhada pela quinta vez. “Este ano eu vim para agradecer por todas as bênçãos que tive na minha vida e pedir proteção. Estou encantada com toda a estrutura. Nós chegamos cansados, sem almoçar e encontramos uma sopa deliciosa e uma equipe atenciosa que nos deu todo o suporte”, contou.

A estrutura, que começou a ser montada no mês de julho, é considerada uma das mais completas desde que o serviço começou a ser oferecido, há mais de quatro décadas.

São cinco tendas de apoio de 100 m² dotadas de energia elétrica e água. Além de sanitários e cantina, os romeiros têm, por exemplo, uma área específica para cuidar da saúde, onde podem lavar os pés e receber uma massagem enquanto descansam da caminhada.

Durante o período de festa, uma ambulância fica disponível 24 horas por dia.

Emprego: CRV Industrial anuncia vagas em Capinópolis; Saiba mais

Polícia Ambiental resgata filhotinho de porco-do-mato em Capinópolis