Obras para fornecimento de água no Barbosa II tem início em Capinópolis

A previsão do encarregado pela obra é de que o fornecimento seja iniciado no Residencial Barbosa II dentro de 40 dias

(Esq) Antonio, conhecido como'Campeão' e Maurício de Souza Filho (Foto: Daniel Braga/Tudo Em Dia)
(Esq) Antonio, conhecido como ‘Campeão’ e Maurício de Souza Filho (Foto: Daniel Braga/Tudo Em Dia)

As obras para fornecimento de água potável no residencial Barbosa II, em Capinópolis, tiveram início na última semana e devem resolver o problema de falta d´água.

A reportagem do Tudo Em Dia esteve no local no último sábado (3) de agosto para acompanhar o início das obras.

Segundo apurado pelo jornalista, a Cia de Saneamento de Minas Gerais —COPASA— não recebeu a doação das áreas onde ficam a ‘taça’ e os equipamentos de bombeamento. A estatal só opera o sistema de fornecimento de água quando há as doações e a rede de fornecimento de água é interligada, o que também não ocorreu.

Uma nova apuração do Tudo Em Dia aponta que a empresa ‘Residencial Barbosa Empreendimentos Imobiliários Ltda’ — que comercializou os lotes— terceirizou o serviço de instalação da rede de fornecimento de água no Barobosa II. A empresa terceirizada — que atua na área de construção civil— receberá uma série de lotes como pagamento pelos serviços prestados.

O pedreiro Marcos José faz o reboco em uma das paredes para instalação do padrão de energia (Foto: Daniel Braga/ Tudo Em Dia)
O pedreiro Marcos José faz o reboco em uma das paredes para instalação do padrão de energia (Foto: Daniel Braga/ Tudo Em Dia)

Segundo Antônio, encarregado da obra e conhecido como ‘Campeão’, a obra deve ser concluída em breve. “Se tudo estiver funcional, temos a previsão de inciar o fornecimento de água em 40 dias … é previsão”, disse.

A mesma construtora já construiu várias residências em Capinópolis.

A notícia foi comemorada pelos parlamentares Caetano Neto da Luz e Edward Sales, ambos do PSDB. Os vereadores protagonizaram discursos acalorados recentemente, cobrando uma solução para o problema.

O vereador Caetano Neto da Luz durante pronunciamento na tribuna do Legislativo capinopolense (Foto: Gabriel Braga/ Tudo Em Dia)
O vereador Caetano Neto da Luz durante pronunciamento na tribuna do Legislativo capinopolense (Foto: Gabriel Braga/ Tudo Em Dia)

Segundo informações, alguns moradores já ingressaram com ações judiciais para que o caso seja resolvido.

O caso

Moradores do Bairro Barbosa II sofrem com a falta d´água potável (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)
Moradores do Bairro Barbosa II sofrem com a falta d´água potável (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

O residencial Barbosa II fica na antiga chácara do Neguta — na área urbana de Capinópolis— e foi averbado em 2016. As obras no bairro tiveram início ainda no governo da prefeita Dinair Isaac.

Várias residências já foram edificadas no Barbosa II, no entanto, o fornecimento de água é feito pelo caminhão pipa da prefeitura de Capinópolis.

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, chegou a se encontrar com a diretoria da Copasa em Belo Horizonte. Os representantes da empresa ‘Residencial Barbosa Empreendimentos Imobiliários Ltda’ também estiveram presentes.

A Câmara Municipal de Capinópolis também entrou na defesa dos moradores do residencial.

O encarregado da Cia de Saneamento de Minas Gerais —COPASA— Edivaldo Salgado Diniz, chegou a ser sabatinado durante a sessão ordinária do Legislativo capinopolense em 10 de junho.

Os moradores da localidade sofrem com a falta d´água e com a poeira.

Legislativo

O trabalho da Câmara Municipal tem sido essencial na luta pelos direitos dos cidadãos de Capinópolis. Em 2019, o Legislativo tem tomado papel protagonista em várias frentes. Somente neste ano, os vereadores aprovaram o repasse de recursos para implantação do ‘Olho Vivo’, repasses para realização da 26ª Expocap, emendas para a saúde, além da apresentação de mais de uma centena de indicações no primeiro semestre de 2019.