A importância da família no desenvolvimento dos filhos

É necessário reaprendermos o que são nossas prioridades e os filhos certamente são a maior delas

(Arte:  A Ilha.com/ Tudo Em Dia)
(Arte: A Ilha.com/ Tudo Em Dia)

A família é o primeiro grupo ao qual pertencemos e o primeiro espaço para nossa formação psíquica, social e moral. Por isso o papel da família no desenvolvimento infantil é extremamente importante.

Crescer em uma família que ofereça condições para um desenvolvimento saudável para a criança, contribui para a formação de adultos capazes de discernir o que é bom e ruim. Sobretudo, o adulto será capaz de lidar melhor com as adversidades da vida.

Quando falamos em crianças estamos referenciando pequenos seres em construção de sua personalidade. Portanto, o papel dos pais é essencial.

Os pais são como espelhos para seus filhos, entretanto, precisam se atentar aos seus próprios comportamentos. Por vezes, pais reclamam de atitudes indesejáveis de seus filhos e não percebem que eles mesmos emitem esses comportamentos inadequados.

‘Para exigirmos algo de alguém precisamos dar exemplos’

Amar o seu filho é o melhor que se pode fazer como pais. Muitas pessoas confundem o significado do amor, assim, entendendo que ele só diz respeito ao ato de beijar, abraçar e fazer as vontades do filho. A verdade é que quem ama cuida e, portanto, impõe limites e regras. Dizer ‘não’, repreende os erros cometidos, ensinar com exemplos, são valores a serem seguidos.

Amar os filhos vai muito além do afeto. Todavia, amar os filhos inclui ajudá-los a se constituírem pessoas de bem, capazes de amar e respeitar ao próximo e de tornarem nosso mundo um lugar melhor.

Infelizmente as famílias tem se distanciado muito nos últimos tempos. Os valores estão se perdendo e junto com eles, nossas crianças. Atualmente carecemos de tempo para conviver e nos comunicar com nossos familiares.

O estresse e a correria do dia a dia não deve nos afastar de quem amamos, principalmente dos filhos que precisam de atenção especial.

Grande parte dos problemas apresentados pelas crianças na infância se dão por falta de estrutura familiar. Surpreendentemente, estes problemas podem perdurar até a vida adulta.

Dedique um pouco mais de tempo aos seus filhos e esteja presente no desenvolvimento deles. Estar presente não significa estar no mesmo lugar, mas estar disponível para ouvi-los, brincar, saber o que ele sentem e pensam, além de ensiná-los sobre a vida e o como enfrentar os problemas.

Hoje, tantas coisas nos tiram o tempo que parece até que nos acostumamos a não tê-lo em nossas vidas. É necessário reaprendermos o que são nossas prioridades e os filhos certamente são a maior delas, pois a responsabilidade de os educar e preparar para o mundo é dos pais.

Tempo é algo que cada vez mais temos menos, por isso, ame seus filhos e sua família hoje; sem esperar amanhã; pois não sabemos se ele há de chegar.

Leia mais artigos de Daniela Cortes


A posicionamento de colunistas não representa, necessariamente, a opinião do jornal Tudo Em Dia.

Cachorro é envenenado na área central de Ituiutaba

Escolas Higino Guerra e Aurelisa Alcântara disputarão melhor poesia em Capinópolis