Vereadores cobram construção de rotatória na MG-226 com a Av. 101 embasados em Lei

Os vereadores Caetano Neto da Luz e Daniel França cobram o cumprimento da Lei 1.610/2017, que autoriza o Poder Executivo a instalar placas de sinalização em ruas e avenidas, sinalização de trânsito, rotatórias, sonorizadores e travessias elevadas. Em 2017, Daniel França apresentou indicação e Caetano Neto, o projeto de Lei

Cruzamento da Avenida 101 com a MG-226 (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)
Cruzamento da Avenida 101 com a MG-226 (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

A nova sinalização vem modernizando o trânsito em Capinópolis, no Triângulo Mineiro. O assunto divide opiniões, principalmente, nas redes sociais.

Um dos pontos mais caóticos no trânsito capinopolense é cruzamento da Avenida 101 com a MG-226. Tanto os condutores de veículos, quanto pedestres, encontram dificuldades para transitar no local.

A Avenida 101 teve sua duplicação concluída neste ano e é uma das principais vias que dão acesso ao centro comercial de Capinópolis. No entanto, qualquer intervenção no cruzamento deve ser realizada ou autorizada pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DEER/MG), já que trata-se de uma via estadual. A municipalização do trecho da rodovia está sendo estudada pelo governo municipal de Capinópolis.

Na última semana, o vereador Caetano Neto da Luz (PSDB) cobrou o cumprimento da Lei 1.610/2017 e a construção de uma rotatória no local. O objetivo do parlamentar é reduzir o risco de acidentes e vítimas.

De acordo com o Art. 9º da referida Lei, a prefeitura poderá efetuar a obra, em sistema de parceria com o DEER ou não. (Veja).

Daniel França, vereador pelo (SD), apresentou proposição para instalação da rotatória em maio de 2017.

Daniel França (Foto: Paulo Braga/ Tudo Em Dia)
Daniel França (Foto: Paulo Braga/ Tudo Em Dia)

“No início do nosso mandato fizemos essa indicação para instalar uma rotatória entre a avenida 101 e a MG-226 respaldada por travessia elevadas pois este local tem um grande fluxo de veículos e tal medida irá trazer segurança aos motoristas e também aos pedestres”, relembrou o vereador Daniel França.

A Lei 1.610/2017 foi sancionada com base no projeto de Lei 1.825, de autoria do vereador Caetano Neto da Luz. Ao Tudo Em Dia, o parlamentar chego a apresentar um projeto para o local; veja.

(Desenho: Paulo Amaral)
(Desenho: Paulo Amaral)

De acordo com o vereador Caetano, a rotatória irá garantir fluidez ao trânsito e segurança às pessoas que trafegam pelo cruzamento.

“Essa indicação vem de demandas da própria população e visa garantir a segurança e integridade física das pessoas que trafegam pela localidade. Outro fator relevante para a construção da rotatória é o grande tráfego de alunos que se deslocam dos bairros Recanto das Acácias, José Balduíno Sobrinho e Wagner de Paula rumo à Escola Tancredo Neves”, enfatizou o vereador.

Vereador Caetano Neto da Luz (Foto: Paulo Braga/ Tudo Em Dia)
Vereador Caetano Neto da Luz (Foto: Paulo Braga/ Tudo Em Dia)

A Lei 1.610/2017 e seus resultados práticos

Conteúdo atualizado às 14h40 de 21/10/2019

Os conflitos e angústias no momento de escolher a profissão

(Foto: Divulgação/PMMG)

Suspeito é preso com diversos entorpecentes em Ituiutaba