Dia da Consciência Negra terá extensa programação em Ituiutaba

(divulgação)
(divulgação)

A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (Fumzup) e os Movimentos Sociais e Culturais de Ituiutaba prepararam uma programação diferenciada para as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. As atividades terão início com uma concentração na Praça Cônego Ângelo (Praça da Prefeitura), oficina de cartazes, pintura facial, palestras, caminhada e apresentações culturais com rodada de samba.

De acordo com a presidente da Fumzup, Dara Nicácio, o tema desenvolvido para este ano esta focado no debate das políticas públicas para a mulher negra brasileira. “As mulheres negras estão em marcha na defesa das suas vidas e dos direitos humanos, protestando contra o racismo, contra a desigualdade social e contra o preconceito”, disse ela, destacando ainda, que o objetivo será aglutinar o máximo de convidados no evento, apoiando e participando.

A preocupação com a violência contra as mulheres negras e assassinatos das mesmas será bem difundido. Números do Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada, IPEA, apontam que é 73% maior o número de assassinato de mulheres negras, do que daquelas que não são negras. Nos últimos dez anos, a taxa de crimes deste tipo aumentou 15,4%, enquanto que para os casos de mulheres que não são negras reduziu 8%. 

O ato do Dia da Consciência Negra em Ituiutaba tem na pauta algumas questões que estão sendo cobradas no Brasil todo, como o fim do feminicídio, do racismo, fim da violência contra as religiões africanas, sexismo na mídia e mais acesso às políticas públicas de saúde com qualidade.

“A construção deste evento vem de mulheres negras que têm pautado suas vidas, atuações profissional e atuações políticas voltadas para o combate ao racismo, pautando a importância do bem viver”, observa a Dara Nicácio. 

PROGRAMAÇÃO:

• 14h – Concentração na Praça Cônego Ângelo (Praça da Prefeitura);

• Oficina de cartazes;

• Oficina de pintura facial; 

• 15h30 – Microfone aberto para fala dos movimentos da cidade; 

• 16h – Saída da caminhada rumo à Praça Treze de Maio;

• 18h – Apresentações culturais e festival de samba.

Fonte: Ascom

Fogo ainda persiste em tanque de etanol da BP em Ituiutaba

(Foto: Assessoria de imprensa/Prefeitura de Capinópolis)

Praça ‘JMS’ passa a receber eventos culturais