Um show de talentos tomou conta do palco do ‘Canto da Terra’ no último final de semana. Nem a chuva fina esfriou a empolgação dos artistas capinopolenses que participavam das eliminatórias do festival no sábado (09) de novembro. No domingo (10), a grande final reuniu os amantes da boa música na Avenida 109, nas proximidades da Praça João Moreira de Souza.

A Música Popular Brasileira e as canções religiosas tiveram grande destaque nesta edição do evento.

O festival é promovido pela Escola Municipal de Música Vicente de Paula Fontoura, e tem o objetivo de revelar os talentos jovens à toda região. 

Participaram na categorias ‘A’ – artistas de até 10 anos de idade; ‘B’ – 11 anos à 14 anos e ‘C’ – acima de 15 anos.

CCAA Capinópolis

O prefeito Cleidimar Zanotto e os vereadores da Câmara Municipal de Capinópolis, Edward Sales, João Makhoul e Daniel França prestigiaram o festival.

Antes da premiação, o agito ficou por conta de Danilo Kachorrão e Nicole Bonifácio.

Veja como ficou o resultado final da 12ª edição do ‘Canto da Terra’.

Categoria A

1º Lugar: Maria Vitória de Souza Soares – 154 (pontos);

blank

2º Lugar: Aline Gabriela de Souza Soares – 149 (pontos);

blank

3º Lugar: Gracilleia Rodrigues de Jesus – 139 (pontos).

blank

Categoria B

1º Lugar: Bianca Arcelino da Silva – 182 (pontos);

blank


2º Lugar: Amanda Gabrielle Martins Souza – 172 (pontos);

blank

3º Lugar: Ester Akatsuka Tano – 157 (pontos).

blank

Categoria C

1º Lugar: Uelington Vieira – 191 (pontos);

blank

2º Lugar: Tiago Domiciano da Silva – 178 (pontos);

blank

3º Lugar: Estela Almeida Oliveira – 176 (pontos).

blank

Os vencedores de cada categoria falaram à reportagem do Tudo Em Dia.

Segundo Uelington Vieira, o amor pela arte o fez participar do concurso. “Eu não foi ali simplesmente por dinheiro, a gente vai pela arte. A música é minha vida”.

A pequena Maria Vitória ficou emocionada ao falar do próprio sonho de ser cantora. “É muito gratificante ficar em primeiro lugar … eu fico até emocionada de falar, por que, às vezes a gente tem muita vergonha … para mim, é uma coisa muito feliz”.

Bianca Arcelino ressaltou que a escolha da música é importante e tem que expressar como o interprete vive. “Foram muitos ensaios … fiquei um pouco apreensiva, nervosa, mas foi muito bom ter ganhado em primeiro lugar. Eu sou cristã e você deve escolher uma música de acordo com aquilo que você vive”.

A diretora da Escola de Música Vicente de Paula Fontoura, Lisiane Monteiro, pontuou a satisfação com o retorno do festival e com a qualidade dos apresentações.

“Um evento que enfatiza e valoriza a cultura em nossa cidade. Em sua 12ª edição, traz novos talentos ao público. Nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos se apresentam e encantam através da música. Este evento foi idealizado pela professora Mirzimary Paulino da Silva Almeida com o objetivo de descobrir novos talentos, levar música de qualidade aos ouvintes, levar a Escola de Música para fora do espaço físico. Acredito que além de todos estes quesitos, este evento fala da confiança, autoestima, superação e persistência. Muitos que iniciam seu processo no concurso chegam tímidos e com o passar das fases vão adquirindo autonomia, confiança. Em cada eliminatória é possível notar o crescimento de cada um. Tudo isso contribui para a formação do ser humano”, destacou a diretora Lisiane.

A Secretária de Educação e Cultura, Iracilda Duarte, ressaltou a alegria com o retorno do festival musical.

“Este é o décimo segundo ‘Canto da Terra’ e eu sou privilegiada, participei dos doze enquanto diretora, vice-diretora e secretária. É um evento que me emociona, é um evento que eu ‘brigo’ por ele”, disse a secretária Iracilda Duarte.

Fotos do evento

Ouça o podcast do Tudo Em Dia: