Dicas para se dar bem em entrevistas de trabalho

Muitas pessoas passam a vida toda sem se conhecerem em sua essência e consequentemente costumam ter grandes dificuldades em superar as adversidades do dia a dia

(Arte: Departamento de design Tudo Em Dia)
(Arte: Departamento de design Tudo Em Dia)

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e para conseguir a tão almejada vaga de emprego tem sido preciso algo a mais além de certificados de qualificação.

A maioria das empresas tem optado por contratar profissionais que além que qualificados saibam se relacionar no ambiente de trabalho, afinal profissionais que sabem trabalhar em grupo e contribuem para a manutenção de um bom clima organizacional, contribuem para o crescimento da empresa, bem como para seu próprio crescimento profissional.

Para isso, é necessário ter um bom conhecimento de si mesmo (autoconhecimento), pois quem sabe lidar consigo mesmo tem maior facilidade para lidar com os demais e as diversidades de cada um.

Outra habilidade que se destaca em processos de seleção é a proatividade. O comportamento proativo é definido como aquele em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização.

Portanto, se você deseja se prepara melhor para processos seletivos se atente a estas e as dicas a seguir:

O primeiro contato do candidato com a empresa geralmente ocorre através currículo, sendo assim, ele fará o papel de cartão de visita.

Ao elaborar um currículo fique atento as informações pessoais para que não falte nenhum dado importante, procure montar o currículo de forma clara e objetiva de modo que o leitor possa compreender as informações contidas e jamais adicione informações falsas, pois tal atitude pode prejudica-lo permanentemente naquela empresa.

Ao ser chamado para um processo de seleção esteja atendo as vestimentas evitando decotes, roupas muito justas e curtas, regatas, bonés, chapéus e chinelos.

Jamais adentre o local mascando chiclete e não se esqueça de cumprimentar as pessoas presentes no local.

Durante a entrevista se policie quanto à postura corporal, pois ela pode demonstrar desde nervosismo até desinteresse, como por exemplo sentar-se curvado ou na ponta da cadeira. Ademais, fale de forma clara e com tom de voz firme para que o entrevistador consiga te compreender.

Caso durante o processo seletivo sejam feitas dinâmicas de grupo procure participar prontamente das atividades, ainda que você seja uma pessoa tímida e com dificuldades para falar diante de muitas pessoas, procure não ser tímido também em suas atitudes e isso contará muitos pontos para você.

Atitudes como falar mal ou tentar de alguma forma prejudicar outro candidato nunca são bem vistas em processos de seleção. Para mostrar que você merece a vaga e é capaz basta mostrar suas habilidades de forma natural, sem necessidade de depreciar ou prejudicar o outro.

Por fim, ponto importante é saber receber o não da empresa. É muito comum ao final dos processos de seleção pessoas saírem xingando ou falando coisas desagradáveis, tais atitudes devem ser evitadas, pois sua participação num processo de seleção sofre interferência de inúmeros fatores como nervosismo, ansiedade etc., por isso deixar o local com educação e agradecendo pela oportunidade permite que você possa ser chamado novamente para outros processos seletivos na empresa.


Leia mais artigos de Daniela Cortes

A posicionamento de colunistas não representa, necessariamente, a opinião do jornal Tudo Em Dia.

Jovens são apreendidos em Prata com maconha

Solenidade marcou reinauguração do NAE na APAE, em Capinópolis

Solenidade marcou reinauguração do NAE na APAE, em Capinópolis