Racismo: Se você não plantar a semente, ele não floresce

Não é preciso saber muito sobre história para ter conhecimento da luta de vários povos que foram escravizados e espezinhados devido sua raça ou etnia como por exemplo os negros

Daniela Cortes aborda o tema - Racismo. (Arte: Departamento de design Tudo Em Dia)
Daniela Cortes aborda o tema – Racismo. (Arte: Departamento de design Tudo Em Dia)

Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. É importante destacar que o preconceito é uma forma de conceito ou juízo formulado sem qualquer conhecimento prévio do assunto tratado, enquanto a discriminação é o ato de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos.

Infelizmente continuamos convivendo com o racismo nos dias atuais. Não é incomum episódios de racismo seja na escola, no trabalho ou até mesmo na rua. Não é preciso saber muito sobre história para ter conhecimento da luta de vários povos que foram escravizados e espezinhados devido sua raça ou etnia como por exemplo os negros.

Dia 20 de novembro é uma data extremamente importante, pois é comemorado O Dia Da Consciência Negra, a data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Mais que falar de história e conceitos a finalidade deste artigo é falar sobre humanidade, sobre sermos humanos antes mesmo de sermos brancos ou negros.

A semente que não brota

O racismo é uma semente que não brota se não a plantarmos, ou seja, é um comportamento ensinado. Ninguém nasce odiando ou se sentindo superior ao outro porque ele é negro, alguém ensina isso e então o racismo surge. Portanto se ele continua existindo é porque ainda existem pessoas plantando.

Você já se imaginou no lugar dos negros quando eram escravizados? Já parou para pensar que não existe justificativa para escravizar alguém por ser de outra raça? Isso se chama empatia, você já praticou? Como seria se as correntes apertassem os seus pulsos e o chicote queimasse a sua pele? Qual a diferença entre nós? Somos diferentes na maneira de pensar e agir diante das coisas, mas de resto somos de carne e o osso, todos iguais. Da mesma forma que um ferimento dói numa pela branca, dói numa pele negra.

Plante mais amor e menos ódio. Tenha o coração de uma criança.

O racismo causa feridas na alma que dificilmente se cicatrizam e por isso é tão importante lutarmos contra ele. Não há diferença. Não plante a semente do preconceito. Ame o seu próximo e ensine o seu filho a amar o próximo. Tenha empatia e ensine seu filho a ter empatia.


Leia mais artigos de Daniela Cortes

A posicionamento de colunistas não representa, necessariamente, a opinião do jornal Tudo Em Dia.

#suicídio, #saúde pública, #Daniela Cortes, depressão,

Cemig alerta que é falsa a notícia de desligamentos programados para 23/11

Cemig alerta que é falsa a notícia de desligamentos programados para 23/11