Capinópolis sedia o 1º Seminário de Manejo das Arboviroses

As Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis promoveu na quarta-feira, dia 11, no plenário da Câmara Municipal, o Seminário de Manejo das Arboviroses. O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros da atenção primária e secundária de Capinópolis e cidades vizinhas. O médico Dr. Dalci Albuquerque Filho, especialista em doenças tropicais, foi o palestrante.

As Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Após a abertura do Seminário, que contou com a presença do vice-prefeito Jaisson e da secretária de saúde do município de Capinópolis, Sandra Barbosa, a coordenadora de Epidemiologia da Regional de Saúde de Ituiutaba, Valdimary de Souza Santos, falou sobre a grande preocupação quanto à adesão da comunidade no combate ao Aedes aegypti, trazendo o cenário que está no Estado de Minas Gerais e em sua regional com relação às arboviroses levando em consideração que na região está entrando no segundo pico epidêmico do agravo das arboviroses que se inicia na semana 48, repassando os números e sugerindo ações que visem vencer a guerra contra o mosquito.

Logo em seguida, o Dr. Dalci ministrou a palestra com o objetivo principal de falar sobre o manejo clínico de como os profissionais de saúde que atendem estes pacientes com suspeitas de dengue, Zika e Chikungunya devem agir, na hora que recebem o paciente, com o diagnóstico, suspeitar da doença, sintomas que chamam mais ou menos atenção com relação à doença e procurar os sinais de gravidade para dar um primeiro atendimento correto de maneira a impedir que compliquem, muitas destas complicações podem levar o paciente à morte.

“Foi uma palestra onde o público teve boa interação, de forma que acredito ter atingido o objetivo de minha estadia hoje aqui em Capinópolis”, disse o Dr. Dalci.

No período da tarde houve o estudo de casos clínicos com a participação de todos os presentes, onde o Dr. Dalci demonstrou a correta atitude do profissional de saúde.

A Secretária de Saúde, Sandra Barbosa, destacou a importância da realização do seminário.

“São ações que estamos tomando visando preparar bem nossa equipe na hora de atender ao cidadão com arboviroses”, disse Sandra.

Noite ilumina fecha ano letivo na APAE

Suspeito é preso em Monte Alegre de Minas com posse de 287 papelotes de cocaína