Algar amplia alcance e qualidade do 4G em Capinópolis

A Algar Telecom detém uma expressiva parcela de mercado em Capinópolis, chegando à 80% de share. As melhorias só vieram após cobranças dos usuários e do Legislativo

(Esq) Ivo Américo e Gerson Sebastião (Arquivo: Tudo Em Dia/ Foto: Paulo Braga)
(Esq) Ivo Américo e Gerson Sebastião (Arquivo: Tudo Em Dia/ Foto: Paulo Braga)

A Algar Telecom, empresa que integra o Grupo Algar, ampliou o alcance da rede móvel 4G em Capinópolis, no Pontal do Triângulo Mineiro. A nova faixa de transmissão é na frequência de 700 Mhz e pode alcançar até áreas rurais mais próximas à cidade — segundo a empresa.

As melhorias, sobretudo, vieram após intensa cobrança da Câmara Municipal de Capinópolis. Em 2017, os usuários do serviço da telecom sofriam com constantes quedas no sinal, além disso, havia baixa qualidade de voz e lentidão no tráfego de dados.

As cidades mineiras de Capinópolis e Santa Vitória, em proporção de participação em relação às outras operadoras, representam os dois maiores mercados da Algar Telecom. A participação de mercado da Algar nas duas cidades — conhecida como ‘share’— chega à 80%, segundo informações da empresa e repassadas ao Tudo Em Dia.

Em respeito aos milhares de usuários da operadora no município capinopolense, o gerente de mercado Gerson Sebastião esteve na Câmara Municipal de Capinópolis em Junho de 2017, à pedido do então presidente Ivo Américo (DEM).

O vereador apresentou um requerimento de melhorias ao gerente de negócios da Algar. À época, Capinópolis contava apenas com a cobertura 3G.

No encontro, ficou acertado que medidas céleres seriam adotadas para implementação do 4G na cidade, distribuindo o tráfego nas duas faixas — 3G e 4G.

Testes do Tudo Em Dia na rede 4G

O Tudo Em Dia efetuou os testes durante 4 dias. A velocidade de navegação demonstra um grande avanço.

Inteligência artificial

Na manhã da última quarta-feira (18), Gerson Sebastião explicou à reportagem do Tudo Em Dia como o software inteligente da Algar atua na mitigação dos impactos na rede. “Existia um gargalo, pois havia o tráfego de dados e de voz na faixa 3G. O software atual da Algar direciona o tráfego de dados à rede 4G e o tráfego de voz à rede 3G”, explicou o gerente de mercado.

Segundo Ivo Américo, o trabalho do parlamentar deve estar focado em melhorias à população. “O vereador deve estar atento às demandas da população e buscar — sempre que possível— formas harmoniosas para solucionar o problema. A Algar tem uma expressiva parcela de mercado em Capinópolis e por isso, tem de prestar um serviço a altura. Sabemos que problemas ocorrem, mas o grande diferencial é encontrar pessoas dispostas a resolvê-los”, pontuou Ivo Américo.

Franquia de operadora telecom

A Algar Telecom opera em Capinópolis por meio de franquia, no entanto, Gerson Sebastião garante que a qualidade da prestação de serviço é acompanhada de perto. “A Algar foi a primeira operadora de telecomunicações do país a operar com o sistema de franquias. Capinópolis foi uma das primeiras cidades do país a operar com a franquia da operadora”, ressaltou.

Recentemente, uma grande estrutura de fibra ótica está sendo implementada na cidade. A previsão de migração dos usuários de Internet ADSL para fibra ótima deve ocorrer até 2023, segundo a empresa.

Protagonista do progresso

O Legislativo capinopolense adotou uma postura de protagonismo no atual mandato.

Algumas ações foram destaque em 2019: A implementação do sistema de videomonitoramento em Capinópolis, inaugurado no dia 13 de dezembro; Repasses para realização da 26ª Expocap; Repasses de R$100 mil para realização de cirurgias no hospital Faepu.

Prefeito de Araguari fica ferido em acidente na BR-050

Conselheiros Tutelares fazem treinamento preparatório para a posse