Conselho de Patrimônio Histórico de Capinópolis realiza 1ª reunião em 2020

 Conselheiros realizam a primeira reunião de 2020
Conselheiros realizam a primeira reunião de 2020

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se na última quarta-feira (15) de janeiro, para discutir vários assuntos. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, às 14h.

A reunião foi conduzida pela Presidente Júlia Vieira Alvarenga e contou com a presença dos membros Iracilda Pereira Duarte, Maria Zélia Cruz, Eliene Garcia de Medeiros, Marina Braga e o historiador Cláudio Scarparo Silva.

O primeiro assunto a ser tratado foi a reforma da Escola Higino Guerra, que é um bem inventariado, cuja reforma foi aprovada pelo Conselho na reunião anterior e a Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracilda fez um relatório do andamento da reforma.

Após a explanação de Iracilda, o Conselho comentou a reforma da Praça João Moreira de Souza (JMS), que trouxe a revitalização e aproximou novamente as famílias. Vários comerciantes têm se instalado na praça, o que o Conselho achou positivo para a movimentação do local, que é um cartão postal da cidade. No entanto, o Conselho fez uma ressalva para que o uso da praça pelos comerciantes seja regulamentado, de modo a não prejudicar a estrutura da praça JMS, principalmente os canteiros e o gramado. Foi ressaltado, também, que os banheiros da Praça estão precisando de uma reforma, o que será solicitado ao órgão competente via ofício, sendo solicitado pelos conselheiros a colocação de corrimão e rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais.

O Conselho aprovou, ainda, o Plano de Aplicação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, sugerindo que o repasse do ICMS Patrimônio Cultural fosse aplicado em Ações de Educação para o Patrimônio, reforma do banheiro da Praça, restauração da xícara do matadouro (caixa d’água – bem cultural inventariado) e ajuda na reforma do conservatório de música

Finalizando a reunião, os conselheiros destacaram a parceria com a administração municipal, que têm ouvido sempre as solicitações do Conselho e agradeceram o empenho do governo municipal em apoiar as ações de proteção do Patrimônio Cultural da cidade.

Rua 88, Avenida 107 e saída do Ideal estão recebendo melhorias em Capinópolis

Ladrões furtam e torturam psicologicamente idoso em Capinópolis